domingo, 18 de maio de 2008

CIRANDA POÉTICA DE 17/05/2008 - PROMOÇÃO SPVA/RN

A Ciranda Poética do sábado, 17/05/08, transcorreu em clima de alegria, descontração e confraternização poética e musical no Auditório da Capitania das Artes com nova pintura após as fortes chuvas que promoveram estragos e infiltrações na estrutura do prédio, refúgio dos artistas potiguares e da SPVA/RN, que promove os eventos: Ciranda Poética todos os sábados, das 17 às 19h e o Sarau Lítero Musical Estação da Lira, toda última quinta-feira do mês em parceria com a Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira e apoio da FUNCARTE - Fundação Cultural Capitania das Artes da Prefeitura de Natal, que tem a frente o poeta Dácio Galvão como presidente atual da entidade pública.
O poeta Acaci dedilhou seu violão e sonorizou lindamente o evento. Também declamou de sua autoria A Vingança de Maria e o Sonho de Joazinho.
Pedro Grilo Neto, atual presidente da SPVA/RN, saudou o poeta Ivo Maia, visitante, com quadrinha de sua autoria feita no improviso e declamou poesia sob o jurista Clovis Beviláqua no século XVIII.
A poeta Do Céo leu o poema Traduzir-se de Ferreira Gullar, sendo seguida pelo canto do poeta M C Garcia em dueto com Acaci ao violão - música composta com base na letra de Ferreira Gullar por Fagner.
O poeta Emmanoel Iohanan cantou Luzes da Ribalta (Charles Chaplin) e declamou Lágrimas de Anjo do poeta Zenildo César. Tendo sido precedido pela estudante de Letras Denise Araújo, que leu com sua interpretação suave e bela a mesma poesia e em outro momento homenageou o poeta Lívio Oliveira interpretando Fornalha.
Jania Souza declamou Anverso do Folhetim de sua autoria publicada na coluna A Poesia nossa de cada dia do Jornal Informativo Biblioteca Cultural Otávio Garcia editado por Maurício Garcia e Sinval Medeiros.
O poeta e artista plástico Ivo Maia de Catolé do Rocha/PB e residente na cidade de Ceará Mirim falou da sua vida e obra e declamou de sua autoria Cabra (3o. lugar em concurso realizado no referido município); Paquipi (nome indígena do rio Ceará Mirim) e Poema de Taipu de autoria de poeta taipuense. Convidou para a Exposição Mundo Ignorado ou Ignoto Mundo - 31 anos de Artes Plásticas de Ivo Maia na Assembléia Cultural na última quarta-feira de maio a partir das 17h, que se estenderá do dia 28/05 a 15/06/08. www.ivomaia.zipnet.com
A cantora Jesuína Wanderley homenageou o compositor Chico Elion, seu primo, com acróstico e o poema Teus Olhos Azuis de sua autoria e cantou Ranchinho de Paia, composição do homenageado e, também, Prece ao Vento, acompanhada por Acaci.
O aforista Luis Monte, que envereda atualmente pela seara da poesia, leu alguns de seus aforismos e poesia Nossas Reflexões.
M C Garcia declamou sua obra Poesofar publicada no Informativo na coluna Ensejo Filopoético e falou do seu próximo lançamento Bisaco de Pensador.
Zenildo César agradeceu os email's recebidos cumprimentando-o pela belíssima poesia Lágrimas de Anjos postada por Dr. Rubens Azevedo no www.informenews.com.br e declamou suas obras Palavras de uma Marginal assinado Bondade e A Vida é uma Flor.
Jaime Galvão cantou composições suas intituladas Mamãe e samba para o I Congresso Mundial dos Poetas do Mundo - Natal um Mar de Poesia e Paz em agosto 08.
Xavier Lima, que também é professor de Francês e ministra curso para os interessados após a Ciranda Poética, declamou de sua autoria Carta Antiga e Futura.
Socorro Alvarenga homenageou Natal.
Ao término, Acaci informou que foi convidado para dar entrevista no Xeque Mate da TV Universitária.
Denise informou a Cantoria na Casa do Poeta José Saldanha no dia 23/05/08.
Pedro Grilo comunicou a entrega da papelada na FJA e a liberação dos recursos para os participantes da Caravana da Poesia na Semana da Poesia no final do mês de maio/08.
No Estação da Lira de maio, no módulo destinado ao incentivo à leitura, haverá o lançamento da obra Crônicas de uma Cidade Crônica de autoria do poeta escritor Henrique Eduardo de Oliveira, que falará sobre sua produção literária. Preço do livro: R$12,00.

Nenhum comentário: