domingo, 18 de maio de 2008

HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CIDADES REGIÃO METROPOLITANA - PESQUISA DO POETA EMMANOEL IOHANAN

Com a DISTRIBUIÇÃO DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, o então RIO GRANDE é doado, em 1535, a JOÃO DE BARROS pelo REI DOM JOÃO III DE PORTUGAL. A colonização fracassa e os franceses, que traficavam o PAU-BRASIL, passam a dominar a área até 1598, quando os portugueses, liderados por MANUEL DE MASCARENHAS HOMEM e JERONIMO DE ALBUQUERQUE, iniciaram a construção do FORTE DOS REIS MAGOS para garantir a posse da terra, já que a Capitania do Rio Grande ficava localizada no ponto mais estratégico da costa brasileira. O domínio lusitano durou até 1634, quando o FORTE DOS REIS MAGOS caiu em poder dos HOLANDESES, que só foram expulsos em 1654. Nesse período, todos os arquivos, documentos e registros do governo português foram destruídos, o que até hoje dificulta a reconstituição da história da época.

• Em 1701, após ser dirigido pelo governo da Bahia, o Rio Grande do Norte passou ao controle da Capitania de Pernambuco. Em 1817, a Capitania aderiu à Revolução Pernambucana, instalando-se na cidade do Natal uma junta do governo provisório. Com o fracasso da rebelião, aderiu ao Império e tornou-se província em 1822. Em 1889, com a República, transformou-se em Estado.

• À margem direita do PONTENGI existia uma ALDEIA VELHA onde viviam os POTIGUARES ou COMEDORES DE CAMARÃO. Atualmente ALDEIA VELHA é dos bairros de Natal. Esse bairro para quem não sabe é IGAPÓ.

• NATAL-RN – o nome do município vem do latim “NATALE” e, segundo escritores, seu nome pode ser explicado por duas versões: a primeira refere-se ao dia em que a esquadra penetrou na barra do Rio Potengi; a segunda tem ligação direta com a data da demarcação do sítio primitivo da cidade, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599 (Dia de Natal).

• A criação de Natal coincide com a história da Capitania do Rio Grande do Norte que teve início a partir de 1535 com a chegada de uma frota comandada por Aires da Cunha, a serviço do donatário João de Barros e do Rei de Portugal, e que tinha o objetivo de colonizar as terras da região. A tentativa de colonização, porém, era impedida pela forte resistência dos índios Potiguares e de piratas franceses traficantes de pau-brasil. Estava iniciada a trajetória histórica da área situada na esquina da América do Sul.

• No dia 25 de dezembro de 1597, sessenta e dois anos após a frustrada tentativa de Aires da Cunha, uma esquadra comandada pelo Almirante Antônio da Costa Valente e integrada por Francisco de Barros Rego, Mascarenhas Homem, Jerônimo de Albuquerque e Santiago (O Grande), entrava na barra do Rio Potengi. A primeira providência adotada pelos expedicionários foi tomar precauções contra os ataques indígenas e dos corsários franceses. Doze dias depois da chegada, no dia 6 de janeiro de 1598, começaram a construção de um forte sobre os arrecifes situados nas redondezas da chamada Boca da Barra. A edificação foi chamada de Fortaleza da Barra do Rio Grande (conhecida popularmente como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos), por ter sido iniciada no dia consagrado aos Santos Reis.

• O FORTE foi concluído no dia 24 de junho do mesmo ano (1598) e, nas circunvizinhanças, logo se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, foi chamado de "Cidade dos Reis". Tempos depois, o povoado mudou de nome passando a se chamar "Cidade do Natal". Em 1633, os holandeses tomaram de assalto o Forte dos Reis Magos, que antes era de taipa e passou a ser de alvenaria, e o chamaram de FORTE DE KENLEN. Com a invasão holandesa, Natal passou a ser chamada “Nova Amsterdã”. Foi durante esse domínio que a cidade começou a evoluir. Porém, em 1654, com a retomada definitiva da cidade pelos portugueses, novamente voltou a ser chamada de NATAL. O primeiro bairro de Natal foi a RIBEIRA seguida da CIDADE ALTA. A Capital do RN, é dotada de muitas belezas naturais e atrai por ano, segundo estatísticas, faixa de dois milhões de turistas, que procuram, por exemplo, o CARNATAL, a maior micareta (bloco de rua) do Brasil.



• A Região Metropolitana de Natal ou Grande Natal, foi criada através da Lei Complementar N° 152, de 16 de janeiro de 1997. Fazem parte dessa região os municípios de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, São José do Mipibu, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará Mirim e Monte Alegre. A população da RMN está estimada em pouco mais de 1.234.819 habitantes (IBGE / 2007).

• Muitas pessoas não sabem, mas a Base Aérea de Parnamirim foi crucial na vitória dos aliados, e junto ao Acre, o Rio Grande do Norte foi ultra-decisivo no Processo de Vitória Aliada na Segunda Grande Guerra, pois barrou a expansão do AFRIKA KORPS alemão que pretendia dar um salto da África Ocidental à América do Sul passando pelo Nordeste do Brasil, que foi ocupado antes por tropas estadunidenses. E não apenas os Estados Unidos se beneficiaram diretamente deste estado, mas também o Centro-sul do Brasil que finalmente conseguiu recursos suficientes da liderança aliada estadunidense para se industrializar de forma pesada e decisiva via construção da Companhia Siderúrgica Nacional.

• NATAL MESORREGIÃO LESTE POTIGUAR tem uma área de 170,298 Km2 e uma população, segundo estatísticas do IBGE 2007, de 774.230 habitantes. Tem 30 metros acima do nível do mar e um Clima Tropical Úmido. Limita-se aos municípios de Parnamirim (sul), Extremoz (norte) e São Gonçalo do Amarante (oeste)

EXTREMOZ - RN E SUA HISTÓRIA

• Extremoz: Antiga aldeia dos índios Tupis e Paiacus, denominada de aldeia de São Miguel do Guajirú, as terras faziam parte das missões de catequese dos jesuítas. O local era fértil e havia criação de gado com a paz reinando entre eles, até que em 1757 chegam os colonizadores e expulsam os freis. A aldeia, com cerca de 1.429 pessoas e com a igreja, foi elevada a Vila com o nome de Vila de Extremoz, a primeira vila do Rio Grande do norte. Em 1855, a sede da vila foi transferida para o povoado de Boca da Mata, atual município de Ceará Mirim. Extremoz passou, então, a pertencer a esse município, condição mudada em 1963 quando recebeu sua autonomia.

• O município de Extremoz abriga um dos mais belos cartões postais do Estado: As Dunas de Genipabu onde pode ser feito o exótico passeio de dromedários além, do já famoso, passeio de buggy. Seu padroeiro é São Miguel.

• O município de Extremoz localiza-se no litoral norte do Estado e tem uma área territorial de 135,3 Km2. Limita-se aos municípios de Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Natal e também Oceano Atlântico. Tem uma altitude de 41 metros acima do nível do mar e uma temperatura média anual de 26,1°C.

• Extremoz foi fundada em 4 de abril de 1963, é distante da Capital 22 Km e segundo o censo de 2000, tem uma população estimada em 19.541 habitantes.

MACAÍBA - RN E SUA HISTÓRIA

• A história do município de Macaíba está intimamente ligada a de São Gonçalo do Amarante, do qual foi desmembrado, não existindo, porém, informações concretas sobre a penetração inicial do território.

• Sabe-se apenas que em 1632 já existia um agrupamento de casos com regular número de habitantes, no ARRAIAL DE URUAÇU, e que os primeiros imigrantes chegados foram portugueses, em fins do século XVII.

• Nas últimas décadas do século XVIII, o núcleo demográfico existente ra conhecido como povoação do Coité, terras de plantio, sítios e fazendas.

• A Lei N° 605, de 11 de março de 1868, criando um juizado de paz, já o designava, porém, como povoação de Macaíba.

• O topônimo provém de uma espécie de palmeira, também conhecida como Macaíba, não comum na região, encontrada nas terras de Fabrício Gomes Pedrosa, um dos primeiros povoadores do território.

• Macaíba foi fundada em 1855, por Fabrício Gomes Pedrosa. Sua primeira denominação foi COITÉ, referente à grande predominância desse vegetal no local. Foi elevada à condição de município em 1877, através da Lei Provincial N° 801.

• O Município fica distante da Capital, apenas 14 Km. Tem clima tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono. Tem uma temperatura média anual de 27,1°C e localiza-se no Litoral Oriental.

• Limita-se aos municípios de São Gonçalo do Amarante (Norte); Vera Cruz e São José do Mipibu (Sul); Natal e Parnamirim (Leste) e Ielmo Marinho, São Pedro e Bom Jesus (Oeste). Sua população, segundo o IBGE em 2005, é de aproximadamente de 62.046 habitantes e sua área territorial é de 512 Km2.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE - RN E SUA HISTÓRIA

• No início do século XVII, iniciava-se a macabra história de um povoado às margens do Rio Potengi. Segundo registros, o Engenho Potengi cujo proprietário era Estevão Machado de Miranda, justamente com sua família e os habitantes dos arredores, mantinham uma postura firme aos ataques holandeses e foram barbaramente massacrados.

• Os holandeses, ao chegarem na localidade, quiseram impor o domínio militar, cultural e religioso aos habitantes. O que não foi aceito. Por isso, toda a população foi dizimada. O massacre ficou conhecido como “MASSACRE DE URUAÇU”. Entrou também como momento ímpar de resistência, de fé e de defesa dos princípios de liberdade.

• Em 1698, os holandeses se afastaram do povoado e os primeiros grupos de pioneiros exploradores vindos de Pernambuco, começaram a chegar. Entre eles, os portugueses Ambrósio Miguel de Sirinhaém e Pascoal Gomes de Lima, que chagaram ao povoado no ano de 1710, onde instalaram suas famílias às margens do Rio Potengi que deu início ao novo povoamento. Foram esses portugueses que construíram dois sobrados e uma capela em homenagem a São Gonçalo do Amarante, com a imagem do santo padroeiro esculpida em pedra e colocada imponentemente no altar. Estava consolidado o povoado de São Gonçalo do Amarante, que em 1833 dava início a luta pela sua autonomia política. Nessa época, por deliberação do Conselho da Província, São Gonçalo foi denominada vila e desmembrada de Natal, tornando-se município. Porém, uma epidemia de cólera, que dizimou quase toda a população fez com que o município voltasse a ser povoado natalense através da Lei N° 604 e em 03 de agosto de 1874, pela Lei N° 689, voltou a ser município. Cinco anos mais tarde, novamente perdeu sua autonomia passando a pertencer a Macaíba. Só depois de muitas idas e vindas, finalmente, em 11 de dezembro de 1958, através da Lei N° 2.323, desmembrou-se de Macaíba e tornou-se definitivamente o município de São Gonçalo do Amarante. (segundo fonte do IDEMA – RN)

• São Gonçalo fica distante de Natal 11 Km; Têm uma população estimada, segundo IBGE em 2005, 84.788 habitantes; Tem 15 metros acima do nível do mar; Tem uma área territorial de 251,3 Km2, e limita-se aos municípios de Natal, Extremoz e Macaíba.

PARNAMIRIM - RN E SUA HISTÓRIA

• Parnamirim nasceu em meio à aventura dos pioneiros da aviação civil. Foram abertas diversas rotas aéreas no Brasil em 1927. Foram escolhidas algumas áreas ao longo dessas rotas a fim de que se pudesse ser instalada uma rede de aeroportos.

• Dessa forma, a Compagnie Generale Aéropostale – CGA (antiga Compagnie Générale d´Entreprise Aéronautique – CGEA) instalou o campo de pouso (para ser a cabeça da linha transatlântica na América do Sul) numa área doada pelo então dono da maior parte das terras pertencentes ao “município”, o comerciante Manuel Machado, que contava com a imediata valorização do restante da sua propriedade.

• Nos anos seguintes, com a expansão das atividades da Aéropostale, que viria a ser absorvida em outubro de 1933 pela Air France, Manuel Machado vendeu novos pedaços de terra para a ampliação do “aeroporto de Parnamirim”.

• Em 1933, a Air France absorveu todas as companhias privadas de aviação civil. Novos investimentos foram feitos no campo e a companhia estatal francesa transferiu os hangares e demais instalações para o outro lado da pista de pouso, onde hoje estão as instalações da Base Aérea de Natal. A partir daí, ficou reconhecida a importância de Parnamirim para o desenvolvimento da aviação internacional.

• Em julho de 1941, o governo Vargas, em pleno desenrolar da Segunda Guerra Mundial, se viu forçado a assinar acordo de defesa mútua e em outubro desse mesmo ano, cedeu as áreas para a instalação de bases norte-americanas no nordeste.

• Para manter as aparências da participação conjunta nos esforços de guerra e salvar a auto-estima brasileira, o governo criou por decreto a Base Aérea de Natal, que daria o impulso decisivo para o surgimento da cidade de Parnamirim.

• Somente em outubro de 1946, dezessete meses após a rendição da Alemanha, a Base Leste foi entregue a Força Aérea Brasileira. No mesmo ano foi inaugurada a Estação de Passageiros da Base Aérea de Natal, elevada à condição de Aeroporto Internacional Augusto Severo, em 1951.

• Parnamirim está Localizado a 5º 54’ 56” de latitude Sul e 35º 15’ 46” de longitude Oeste de Greenwich (Inglaterra), e encontra-se inserido na Mesorregião Leste, Microrregião de Natal, e dentro da Zona Homogênea do Litoral Oriental, apresentando um clima úmido nas áreas centrais, e sub-úmido nas áreas mais próximas ao litoral. Cidade de topografia plana, seu lençol freático é detentor de águas minerais.

• O município de Parnamirim, está a 14 km de distância da capital, Natal, limitando-se ao norte com Natal, ao sul pelos municípios de Nísia Floresta e São José de Mipibu, ao leste pelo Oceano Atlântico e ao oeste pelo município de Macaíba. Integra a Região Metropolitana de Natal juntamente com os municípios de Ceará-Mirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu e Nísia Floresta.

• Parnamirim foi fundada em 17 de dezembro de 1958, e tem uma população atual estimada, segundo dados estatísticos de 2007, de 178.000 habitantes. Sua área territorial é de 120,202 Km2.

• Parnamirim é município onde está localizado o MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO comprovado pelo Guiness Book. Suas PRAIAS são COTOVELO e PIRANGI DO NORTE.

CEARÁ MIRIM - RN E SUA HISTÓRIA

• O município de Ceará Mirim, inicialmente, foi povoado por índios Potiguares que fizeram seus primeiros contatos com o mundo ocidental através do comércio de pau-brasil com franceses e espanhóis. Posteriormente, com a consolidação da colonização do Brasil, foi ocupada pelos portugueses. A organização inicial da comunidade é atribuída ao líder Felipe Camarão, combatente na expulsão dos holandeses do Nordeste. No início do século XVII, suas terras são concedidas a vários donatários, dentre eles a Companhia de Jesus.

• Os jesuítas fundam um convento na localidade conhecida como Guajiru, dando início à construção das primeiras edificações públicas, daquela que mais tarde passaria a se chamar, de Ceará Mirim.

• Ceará Mirim foi criado no Século XVIII no ano de 1755. Tem uma área territorial de 739,686 Km2 e sua população, segundo dados estatísticos de 2006, é de aproximadamente 70.012 habitantes. O seu clima é Tropical Chuvoso e limita-se aos municípios de Barra de Maxaranguape, São Gonçalo do Amarante, Ielmo Marinho e Taipu.


SÃO JOSÉ DO MIPIBU - RN E SUA HISTÓRIA

• O aldeamento que deu origem ao município de São José do Mipibú, por volta de 1630, já era citado nos relatórios da Capitania do Rio Grande do Norte como dos mais antigos e populosos. Existiam na capitania cinco ou seis aldeias, totalizando 750 índios. Os primeiros habitantes foram Tupis e, provavelmente, Cariris. A principal aldeia chamava-se MOPEBU.

• No final do Século XVII o aldeamento, com vida social em vias de organização foi entregue aos frades capuchinhos, que ali se conservaram até 1762. Com a instalação da Vila de São José do Rio Grande, em homenagem ao príncipe D. José Francisco Xavier, filho de D. Maria I, os administradores civis assumiram a direção do povoado.

• O distrito foi criado por alvará de 3 de julho de 1788, e o município, com a denominação de São José, por alvará de 3 de maio de 1758, confirmado pela Carta Régia de 14 de setembro do mesmo ano. A instalação ocorreu em 22 de fevereiro de 1762

. A Lei Provincial 125, de 16 de outubro de 1845, elevou a sede municipal à categoria de cidade, com o nome de Mipibu. Dez anos depois, passou a São José de Mipibu. Na divisão administrativa de 1911, o município, com a denominação de São José de Mipibu, figurou apenas com o distrito-sede, situação em que permanece.

• São José do Mipibu fica na Mesorregião Leste Potiguar e tem uma área territorial de 293,877 Km2 e sua população é estimada, segundo estatísticas, em 39.909 habitantes.

NÍSIA FLORESTA - RN E SUA HISTÓRIA

• O município, antes denominado PAPARI, ganhou o nome de sua mais ilustre filha, a escritora e poetisa NÍSIA FLORESTA, após o seu falecimento. Além das atividades agropecuárias tradicionais e do turismo, destaca-se na economia local o recente crescimento da carcinocultura (cultivo de camarões), por tal motivo que ganhou o apelido de "A TERRA DO CAMARÃO”.


• NÍSIA FLORESTA tem uma praia bastante freqüentada e de uma beleza ímpar. BARRA DE TABATINGA (Beautiful Beach), 300 dias de Sol. Com uma culinária regional, com opções de crustáceos e peixes, e com uma agradável vista do mar onde, ao entardecer, esta praia é freqüentemente visitada por golfinhos nas proximidades do "Mirante dos Golfinhos".

• Nísia Floresta tem uma área territorial de 306,051 Km2; Uma população estimada em 22.814 hab. est. 2006; tem uma altitude de 14 metros acima do nível do mar; tem Clima Tropical e uma temperatura média anual de 27.1°C; limita-se aos municípios de Parnamirim (norte), São José do Mipibu (oeste), Arês e Tibau do Sul (ao sul), Oceano Atlântico (leste); localiza-se na mesorregião leste potiguar.

MONTE ALEGRE - RN E SUA HISTÓRIA

• Numa área que era um dos caminhos que levava a Macaíba, um povoado antes chamado pela população de BAGAÇO, devido a grande quantidade de resíduos de cana-de-açúcar amontoados pelo proprietário de um engenho rústico existente numa fazenda daquela região e que atendia pela alcunha de ANTÔNIO MIRANDA, homem esse, que se destacava, na localidade, por seu estilo próprio e que fez história no seio do seu povo por produzir RADURA E AGUARDENTE em seu engenho e por espalhar os resíduos da moagem nos arredores da povoação, isso, em meados do século XIX. No final desse século, esse povoado passou a se chamar MONTE ALGRE.

• Esse povoado continuou crescendo e por volta de 1905, teve início a construção da igreja, de novas moradias e escola. Grandes safras foram colhidas e a fartura habitava a mesa do povo. Em 1938, foi criado o distrito de Monte Alegre, pertencente a São José do Mipibu. Em 1943, em homenagem a sua origem, o distrito passou a se chamar QUIRAMBU, mas foi por pouco tempo, pois em 1948 voltou a se chamar de Monte Alegre. Depois de cinco anos, como a estória do BAMBU CHINÊS, mas precisamente, em 25 de novembro de 1953, pela Lei N° 929, Monte Alegre desmembrou-se de São José do Mipibu e tornou-se município.

• Monte Alegre fica distante da capital, Natal, cerca de 34 Km; tem uma Altitude, acima do nível do mar, de 52 metros; tem uma área territorial de 211,0 Km2 e uma população de aproximadamente 16.769. (segundo fonte)



Pesquisador:
Emmanoel Iohanan – Poeta da SPVA / RN1, Compositor, Ativista Cultural e Militante Político.

Fontes pesquisadas:
GOOGLE, WIKIPÉDIA, IAPHACC2 e IDEMA/RN3

1Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte
2Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania.
3Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte.

ABRIL E MAIO DE 2008

Nenhum comentário: