terça-feira, 29 de julho de 2008

EDIR MEIRELLES, PRESIDENTE UEB/RJ SAUDA ESCRITORES

SAUDAÇÕES AOS ESCRITORES



Entre os feitos da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ), está o fato de haver revelado precocemente inúmeros escritores de talento como Antonio Carlos Secchin, Reynaldo Valinho Alvarez, Maria Consuelo Cunha Campos. Durante três anos, promoveu o FESTIVAL DO ESCRITOR BRASILEIRO, com o apoio da Livraria e Editora São José, no Rio de Janeiro. Escritores estrangeiros compareciam e apadrinhavam também os autores nacionais nas noites de autógrafos. O evento cresceu tanto que, mais tarde, algumas editoras, capitaneadas pela São José, assumiram o empreendimento.

Estes festivais foram os embriões que depois se transformariam nas atuais Bienais do Livro que teve seu nascedouro na União Brasileira de Escritores UBE-RJ.

Da biografia de Jorge Amado, colhi esta pérola:



“Na condição de vice-presidente da União Brasileira de Escritores, Jorge Amado promove, com o então presidente Peregrino Jr., o Festival do Escritor Brasileiro num shopping center de Copacabana, em 1960. A data do evento, 25 de julho; acabaria sendo consagrada, por decreto governamental, como "Dia do Escritor".



Portanto, nesta data simbólica e importantíssima, a Diretoria da UBE-RJ cumprimenta todos os escritores, concitando-os a estarem conosco por ocasião do CONGRESSO BRASILEIRO DE ESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA em setembro próximo.

Veja detalhes no sítio abaixo:



http://www.faculdadeccaa.edu.br/emailmkt/92/EM13.htm



Edir Meirelles

Presidente

Um comentário:

Anônimo disse...

ola, bom dia!
eu estava lendo o regulamento do ocncurso internacional da UBE-RJ... me esclareça algo... no meu caso que sou um escritor amador de Poesias... eu posso participar? e tenho que mandar um livro? como posso participar de algum concurso de poesias, aonde eu esteja concorrendo com pessoas do mesmo nivel que o meu - ou seja iniciante... na poesia?
abraços,
Mario Junior
e-mail: mariojrsantos@hotmail.com