quinta-feira, 3 de julho de 2008

PROJETO FRALDINHA - DOAÇÃO DE TABULEIRO E PEÇAS DE XADREZ


POETA, CANTOR, MÚSICO E COORDENADOR VOLUNTÁRIO DO XADREZ DO PROJETO FRALDINHA, ISAC PEREIRA JOGA COM ALUNO


ATLETAS FRALDINHA

O Projeto Fraldinha, desde 1992, idealizado e posto em execução pelo professor aposentado do CEFET/RN (Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte) Nivaldo Calixto Torres, a época em atividade, tem por premissa auxiliar na construção de uma consciência cidadã através da prática das regras de esportes, com destaque para o futebol e o xadrez, crianças a partir dos quatro anos até jovens com mais de 20 anos, vindos ao Projeto dos diferentes bairros da cidade e cidades circunvizinhas e originários de diferentes classes sociais, realizando interação, intercâmbio cultural, socialização, palestras, reforço, distribuição de lanche com os mais carentes e fruto da doação do SINDECEFET/RN E ASCEFET/RN.
Aos jovens atletas, além do esporte, são oferecidos palestras relâmpago na arquibancada, onde são formados os times por faixa etária. Nas palestras são abordados assuntos de interesse da jovem clientela como: liderança, motivação, trabalho em equipe, respeito, afeto, formas de presevação do meio ambiente, relacionamento pessoal e inter-pessoal, educação formal, informes sobre concursos e cursos para especialização de mão de obra, vestibular, PROUNI, PROJOVEM, datas comemorativas, comemorações festivas, datas cívicas, higiene, importância da escola e seu relacionamento na escola, em família e com os amigos; boas maneiras e demais práticas relacionadas à vida saudável e conservação do planeta partilhando a necessidade da organização e das instituições como direito e facilitadores da cidadania, possibilitando ao homem a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa com base em uma consciência de paz e progesso.
O Projeto Fraldinha não dispõe de recursos, mas conta com apoio do CEFET/RN, que permite aos sábados das 06:00 às 13:00h à utilização da área do campo de futebol, onde se realizam as atividades. Contudo, o Projeto é maior e, mesmo sem recursos, consegue ter núcleos com voluntários espalhados pela cidade: Cidade Nova (Erinelson); Loteamento José Sarney (Fernando); Mãe Luiza (Manoel); Quintas (Quinha); Conjunto do Gari (Sandoval); Bairro Nordeste (Dias e Jorge Demolidor) e outras localidades.
Há uma equipe composta por voluntários e colaboradores coordenando, supervisionando, executando e planejando a continuidade e sucesso do Projeto e dos jovens beneficiados. Nesses dezesseis anos de atuação contabiliza-se que já foram atendidos mais de 10.000 (dez mil jovens). O grande tributo é o registro de histórias de sucesso quando da visita ao Projeto de ex-atletas.
Voluntários são prof. Nivaldo Calixto (coordenação geral); Jania Souza (coordenação arquibancada) e Isac Pereira (coordenador do xadrez).
Colaboradores: Marcos Queiroz (coordenação dos times infantis e campo); Jorge; Judite; Tiago; Zenildo César; Ednaldo e os bolsistas Felipe e Alexandre.
Por sábado são atendidos de 260 a 330 atletas, às vezes chega a ultrapassar os 400 atendimentos.
Um parceiro importante é a ONG Moradia e Cidadania dos Funcionários da Caixa Econômica Federal, entidade que Jania Souza integra. Essa parceria é manifestada através da colaboração e doação de presentes, lanches e material para os atletas; principalmente nas comemorações do Dia da Criança e comemorações natalinas, quando é servido um farto e saboroso lanche com presentes com direito a discurso, poesia, música e performances.
No dia 10/05/08, véspera do Dia das Mães, a ONG Moradia e Cidadania doou 03 jogos de xadrez para o Projeto através de Jania Souza, representante na solenidade da coordenadora da ONG Maria Antônia Altenízia, que não pode participar em virtude de doença em família, contudo Antonia Altenízia faz-se normalmente presente com sua família e colaboradores voluntários em outros momentos de atuação. Jania falou em nome da ONG, em seguida Isac Pereira agradeceu e Zenildo César, colaborador do xadrez, declamou poesia de sua autoria. Isac fundou a Casa do Xadrez em Mãe Luiza e Seu Maurício e Zenildo dão apoio ao xadrez no artezanato da Praia dos Artistas, onde jogam os meninos da praia e turistas.
No dia 21/06/08, O professor Lerson Fernandes dos Santos Maia, coordenador do Curso Lazer e Cidadania do CEFET/RN doou 10 jogos de xadrez sem o tabuleiro e 03 camisetas para os instrutores recebidos do PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE do Ministério dos Esportes.
Seis alunos do xadrez receberam bolsas para a ACADEMIA DAMASCENO DE XADREZ em Morro Branco um espaço agradável e bastante estimulador pelas instalações e qualificação dos professores. Estimula concentração, atenção, raciocínio, criatividade, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, análise, sociabilidade, espírito crítico e ética. Fone: (84)3201-7430 - endereço: Av. antônio Basílio, 4344 - Morro Branco - Natal - RN - CEP : 59056-500 - site: www.academiadamasceno.com

"Xadrez é a ginástica da inteligência" (J. W. Goethe)

Nenhum comentário: