Na Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, a convite da Secretária Cláudia Santa Rosa, o Presidente da UBERN, Eduardo Gosson e seu staff - Pedro Lins Neto, Jania Souza, Geralda Efigênia, Aluízio Mathias em baixo, atrás a partir da esquerda, José Ivam Pinheiro, Diulinda Garcia, a Secretária com seu convidado palestrante, Tereza Custódio e Lívio Oliveira
Durante entrega dos prêmios aos classificados no 1o. Concurso Literário da UBERN - Miriam Coeli com o Diretor Geral do IFRN - Campus Central - Professor Arnóbio abraçados pelo painel assinado pelo artista Newton Navarro
Posse da Diretoria UBERN eleita e presidida pelo escritor, poeta e músico Roberto Lima de Souza no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte na Rua da Conceição no Centro de Natal/RN - Eduardo Gosson, Damasceno, Aluízio Mathias, Carlos Santos de Morais, Selma Calazans, Geralda Efigênia, Rizolete Fernandes, Roberto Lima de Souza e Jania Souza
"O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus." - Salmo 92, 12-13
É com grande tristeza que compartilho com todos os familiares, amigos, ubeanas e ubeanos meus sentimentos de despedida de nosso querido amigo, guerreiro da vida e da literatura brasileira produzida no Rio Grande do Norte. Que seu valoroso trabalho e doação ao escritor e ao livro jamais sejam esquecidos sendo-lhe rendidos todos os tributos pela sua honrada existência dedicada à família, aos amigos e ao reconhecimento do autor potiguar. Do fundo do meu coração, desejo ao meu amigo e nosso, cujo exemplo e amizade sempre estarão em nossos peitos fraternos, que descanse em paz, pois fez o bom combate e sua luz já foi recolhida na glória do Pai.
Hoje à noite veremos mais uma estrela no céu aumentando a enorme constelação da plêiade de poetas em declamação na sala do trono do Senhor.
Poeta e escritor Eduardo Antônio Gosson, tive enorme honra em conhecer-te e ser convidada para trilhar seus últimos anos e dias compartilhando tua coragem e simplicidade elegante de um cavalheiro, dando-me forças para seguir também adiante até que um dia seja também recolhida, para enfim voltar a ser poeira de estrelas. Boa viagem na Luz com São Miguel Arcanjo apresentando em oferta ao Senhor o melhor de todos os dons que recebestes: tua poesia e amor. Agora, a paz te envolve cobrindo-te com as asas do Santo Espírito de Deus, que te leva para descansar no esconderijo do Altíssimo, onde nada mais te afetará. Serás cheio de graça e harmonia transbordando amor, alegria e felicidade na casa do Pai. Boa viagem na luz esplendorosa da eternidade, meu querido e forte amigo Antônio Eduardo Gosson, cumpriu sua missão com louvor por onde passou e fortaleceu ao presidir em várias gestões a União Brasileira de Escritores, seção do Rio Grande do Norte! Nossos aplausos calorosos a esse ser ímpar, poeta sensível, escritor comprometido, pai e avô amoroso e cônscio de suas responsabidades humanas, Eduardo Gosson!!!! Repouse em paz.
DEPOIMENTO DO ESCRITOR UBEANO JOSÉ IVAM PINHEIRO:
Triste com o encantamento do grande amigo Poeta Eduardo Gosson, eterno Presidente emérito da nossa UBE/RN.
Entretanto, por acreditar que agora o amigo Poeta está junto de Deus na morada celestial, sinto que a dor da ausência física de Eduardo é amenizada na certeza de que agora feliz, o seu espírito goza do amparo e amor eterno do nosso Pai Eterno, Criador do Universo.
Grande guerreiro, até o final, o amigo Eduardo lutou o bom combate para superar as adversidades dessa vida terrena, e com certeza, fé e esperança digo que o nobre amigo conquistou a poesia total que tanto amor expressa no descanso eterno e na felicidade plena de agora se encontrar no átrio celestial, e passar a ser morador do reino divinal e eterno de Deus.
Como diz a poesia da música "Canção da América" de Milton Nascimento e o saudoso Fernando Brant: "Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração ...", assim, dedico ao amigo que partiu, os versos dessa composição musical, acrescendo o verso final que afirma, também - "Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar...".
O amigo Eduardo Gosson representa a bravura e perseverança do homem digno e de bem, humanista e idealista em defesa das causas sociais da igualdade, liberdade, justiça e inclusão social, mas, que sofreu muito os impactos dos problemas familiares que vivenciou, mas, que muito amou, e caiu nas armadilhas do destino com a sua doença de Parkinson, problemas cardíacos e no final, infelizmente, por esse mal, o Covid-19.
O Escritor e homem servidor público sofreu muitas injustiças vivendo com muita dificuldade, grandes baques de tristeza e dores constantes, mas, nunca desanimou, e seguiu até o final lutando para permanecer vivo aqui na terra, não logrando êxito na sua última peleja pela permanência na vida terrena, o Poeta partiu se encantando para ficar junto de Deus. E lá sim, agora Eduardo Gosson é luz eterna no repouso da morada celestial.
Como bem comenta o dileto amigo Escritor - @Dr Carlos Roberto De Miranda Gomes , diante do quadro irreversível e a situação de vida atual de Eduardo, também entendo e "Acredito que Deus fez um bem a Eduardo, livrando-o do sacrifício para sobreviver cercado de decepções familiares.", e digo mais que caso o amigo sobrevivesse, iria sofrer mais ainda acumulando ao seu quadro difícil da doença de Parkinson, as possíveis sequelas do quadro grave de Covid-19 - Omicron.
Registro aqui, com muito pesar e tristeza no coração, os meus doloridos sentimentos pelo encantamento do grande amigo Eduardo Gosson, e rogo a Deus para que o ampare e o receba como seu eterno morador no seu reino de glória eterna. Aos familiares oro a Deus para que recebam de Deus o conforto espiritual na dor da partida e na saudade eterna ao lembrar de Eduardo Gosson, homem de paz, digno guerreiro da vida e das letras potiguares, e que agora é luz e poesia de encantamento junto de Deus.
Descanse em paz, meu amigo Dudu!
E que o seu legado de escrita nas letras, de poesia sucinta e bela e de luta nas causas sociais e de lutar até o fim pela vida, não seja nunca esquecido.
A Nave da Palavra, a nossa UBE/RN é eternamente grata pelo que o seu eterno Presidente Eduardo Gosson realizou para tornar a nossa Instituição o que hoje é, com a contribuição valiosa das últimas gestões, uma Instituição literária e cultural, forte, coesa e consolidada no cenário cultural local e nacional.
Na Livraria Manimbu em 11 de novembro 2021, dia de eleição da Diretoria UBERN Biênio 2022-2023 - Eva Potiguara, José Ivam Pinheiro, Aluísio Azevedo Junior, Presidente Tereza Custódio, Jania Souza, José de Castro, Kalina Paiva, Eduardo GossonNa Academia Norte-rio-grandense de Letras - ANL - Registro da reunião da UBERN presidida pelo poeta Eduardo Antônio Gosson - Lúcia Helena Pereira, Geralda Efigênia, Paulo Dumaresque (camisa verde claro), Águeda Gerôncio, Rizolete Fernandes (blusa laranja), Presidente Eduardo Gosson, José Damasceno, Carlos Roberto de Miranda Gomes
FOTOS: do grupo UBE/RN whatsapp - obrigada por compartilhar seus acervos para essa homenagem ao nosso amado companheiro Eduardo Gosson
Nenhum comentário:
Postar um comentário