quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

POEMA IDENTIDADE INDÍGENA DA AUTORA EVA POTIGUARA

 *IDENTIDADE INDÍGENA*


Ser indígena não é folclore  

É honrar os ancestrais 

Retornar à Terra Mãe 

Como sementes essenciais 

Renascer todas as manhãs 

Como o sol nos milharais

É recriar o amor à vida 

Em novas leis matriarcais 


Não luto por dinheiro e fama 

Não sou indígena por tradição 

Tenho no sangue as memórias 

Das dores e crimes da invasão 

Pelas florestas que agonizam

Pela justiça e demarcação 

Enfrento o algoz patriarcado 

Contra toda usurpação 


Sou indígena além do tempo 

Meu presente está no passado 

Meu passado está no presente 

Em cada ciclo vital sagrado 

No fogo, na pedra, fruto e mar

Em cada irmão encantado 

Meu futuro jaz na memória 

Do meu povo Tupi amado


@Evapotiguara

Um comentário:

Eva Potiguara disse...

Aûîébeté Xe irû porã 🙌🏾📚
Gratidão companheira bonita, por divulgar minha poesia de retomada e de resistência!
Em nome de todos os meus parentes, agradecida 🙏🏽