terça-feira, 29 de abril de 2008

PARABÉNS, DHNET!; fonte Tecido Social

CD multimídia sobre os 60 anos da Declaração Universal, memória histórica, Curso de Agentes da Cidadania em CD-ROM: conheça todas as novidades que a DHnet vai lançar em ocasião do seu 13° aniversário!

A DHnet - Rede Direitos Humanos e Cultura, o portal que possui o maior e mais completo acervo de dados e informações sobre direitos humanos e cidadania em língua portuguesa e que no dia 1° de maio completará 13 anos no ar, vai lançar no dia do seu aniversário um CD multimídia sobre os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que contém textos, arquivos em áudio, vídeos e uma exposição fotográfica sobre os 30 artigos do principal documento norteador da humanidade, com os trabalhos dos maiores artistas do Estado do Rio Grande do Norte.

O lançamento do CD multimídia sobre a Declaração Universal também comemora os 30 anos do movimento de direitos humanos potiguar, que surgiu em 1977 com a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Natal, cujo espírito foi herdade em 1986 pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP).

A preservação da memória das lutas populares brasileiras é também o fio condutor da parceria que a Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (REDH-RN) fechou com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) no âmbito do projeto A História dos Direitos Humanos no Brasil, pelo qual o segmento de Memória Histórica da REDH-RN vai produzir as seções ABC dos Militantes, ABC das Organizações e Linha do Tempo.

Mas a REDH-RN também continua seu incansável trabalho de promoção de uma cultura dos direitos humanos e a cidadania através da educação. Em breve, de fato, vai lançar o CD multimídia Curso de Agentes da Cidadania, que visa capacitar e fornecer subsídios para a promoção e proteção de todos os direitos da pessoa humana a militantes sociais, funcionários de instituições públicas, educadores, operadores do mundo acadêmico e outros atores sociais engajados na luta pela defesa e a disseminação da cidadania em todos os Estados e municípios do Brasil. O curso, dividido em sete módulos (Humanismo e Direitos Humanos, Mundo, Brasil, Estados, Municípios, Acesso à Justiça e Práticas em Direitos Humanos) é resultado da parceria da REDH-RN e a DHnet com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República do Brasil. Na primeira fase do lançamento, o CD do curso será distribuído em 250 cópias para a maioria dos municípios do interior do Rio Grande do Norte. Mais tarde, os sete módulos que o compõem, ampliados com novos conteúdos, serão lançados em sete CDs separados disponíveis para a venda na Loja Virtual da DHnet.

Com isto tudo não surpreende que a DHnet, plataforma virtual da REDH-RN e de outras redes glocais de direitos humanos, tenha sido agraciada em dezembro de 2007 com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos da SEDH, mais um merecido reconhecimento à sua longa trajetória de promoção dos direitos humanos e a cidadania no ciberespaço.

Redação de Tecido Social

Nenhum comentário: