domingo, 12 de junho de 2022

25 ANOS SPVARN - PARABÉNS E LONGA VIDA! FELIZ POR TER PODIDO CONTRIBUIR PARA ESSE FEITO PELA POESIA E LITERATURA DO RN COM MINHA HUMILDE AÇÃO DE ACREDITAR E INSISTIR NO SONHO DE UNS POUCOS PARA MUITOS!!! GRATIDÃO AOS FUNDADORES SPVARN QUE ACREDITARAM NO SONHO POSSIVEL DE SE REALIZAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES DE NOVOS POETAS DO RN!!!!


Em grande festa de comemoração dos 25 anos de fundação da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte - SPVARN, a Câmara dos Vereadores de Natal prestou homenagem aos poetas da entidade literária cultural por alcançar a boda de Prata de existência e de relevante serviço à comunidade natalense, ao incentivar a prática poética em escolas, praças, feiras, universidades, pela cidade, em suas ruas e avenidas despertando o gosto pela leitura, escrita e a arte de declamar em seus habitantes. 

O mandato da Vereadora Divaneide Basílio conseguiu aprovação junto à Comissão de defesa e valorização da Mulher, presidida pela Vereadora Júlia Arruda, para homenagear as mulheres a frente da SPVARN, que já teve em três gestões as presidentes Geralda Efigênia, Ozany Gomes e, atualmente, Adélia Costa.

A cerimônia ocorreu na sexta-feira, 10 de junho, antecipando a comemoração dos 25 anos, que acontece hoje no dia dos namorados, 12 de junho, quando foi fundada em 1997, sendo a primeira reunião antecessora realizada informalmente, porém revestida de Poesia à beira do Rio Potengi na Pedra do Rosário em um belo pôr do sol pelo jornalista Paulo Augusto e, um pouco mais, de uma dezena de poetas, aos quais foram se agregando outros em suas posteriores reuniões até o registro de sua primeira ata em cartório no mesmo ano, oficializando o seu nascituro para os fins legais.

Não consigo acreditar que já caminhamos 25 ciclos solares, pois as lutas foram muitas, mas a resistência e a resiliência do baluarte, como denominava o poeta Pedro Grilo Neto - encantado recentemente - fez a SPVARN chegar às novas gerações para ser conduzida com toda eficiência como essa entidade com sua grande missão de congregar, divulgar e difundir TODOS os poetas e Afins do RN, sem quaisquer discriminações de qualidade estética ou canônica, merece.

O maior presente, que todos os poetas e Afins hoje recebem, é a afirmação da Vereadora Divaneide Basílio de que a SPVARN vai ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Natal através de seu mandato, pois defenderá junto à Câmara de Vereadores essa importante proposição, o que garante aos fundadores e

























demais associados e dirigentes que a nossa luta de manter a SPVARN realizando sua missão valeu e muito a pena para a cidade de Natal, para sua identidade literária por ser nicho da revelação de novos poetas. Nenhum esforço foi em vão e aproveito para agradecer a todos que passaram pela SPVARN e foram fortalecidos para continuar seus trabalhos literários de sucesso e, também, agradecer com todo coração aos que permaneceram dando seu sangue, suor e fé, porque a luta não é fácil, porém é gratificante.

Vivas à SPVARN! VIVAS À POESIA PAPA-JERIMUM!

Parabéns aos gestores: Paulo Augusto da Silva, Zé Martins, Pedro Grilo Neto, Geralda Efigênia, Emecê Garcia, Ozany Gomes e Adélia Costa.

Gratidão ao apoio de muitos: Restaurante e Biblioteca  do SESC, CASA DO Trabalhador,  FUNCARTE - Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, Escola Estadual Winston Churchill, Livraria Nobel, Sarau do CRO, SBDE, escolas municipais e estaduais que receberam com toda gentileza e cooperação nossos poetas e escritores para divulgação e apropriação da poesia potiguar produzida pelos associados agora e quase todos os municípios do estado através dos polos, implantados na gestão de Ozany Gomes. Secretaria de Estado de Educação e Cultura, em memória a saudosa Erileide Rocha, pelo seu apoio enquanto a frente do PROLER com outros servidores inclusive participando de nossas coletâneas e eventos. Sempre valorizando a importância de nossa entidade.

Hoje nosso agradecimento vai para a Vereadora Divaneide Basílio por proporcionar uma comemoração digna de 25 anos lutando pela poesia de Natal em todas as frentes em que foi solicitada e naquelas em que se fez presente para levar a voz poética crítica, solidária, consciente, reivindicatória, de apoio ao povo, clamar por justiça, valorizar a mulher, a criança, o ancião, o oprimido, o excluído, ser a voz do povo em qualquer situação sem esmorecer. Obrigada  e parabéns a todos. Longa vida à SPVARN!!!!


Nenhum comentário: