sábado, 25 de junho de 2022

O SÃO JOÃO DA MINHA INFÂNCIA DA AUTORIA DA POETA NAIR DAMASCENO


 

O SÃO JOÃO DA MINHA INFÂNCIA

Ah que saudades que eu tenho
Que doce recordação
Meu pai com todo empenho
A fogueira preparava
A minha mãe debulhava
As espigas ligeirinho
E eu as palhas tirava
Deixava tudo prontinho
Enquanto meu irmão mais velho
Preparava o moinho!
Quando chegava a tardinha
A fogueira era acesa
A canjica já prontinha,
O bolo pé de moleque
Enfeitado com castanhas
Era a maior riqueza!
Meu pai todo sorridente
Um grande pacote abria
Minha mãe sorrindo vinha,
Meu Deus, mas que presentão!
Chumbinhos para o pequeno,
Para mim, as estrelinhas,
Para o maior, só rojão!
O rádio alto tocava
Seu Luis, o Gonzagão,
Minha mãe feliz cantava
Forró, xote e baião,
A vizinhança gritava
Com vivas para são João!
Daquele São João de outrora
Quase nada mais resta
Não tem forró nem baião
E nem parece uma festa
(A quadrilha é “pinotando”
A veste é carnavalesca
Mas que coisa mais grotesca!
Em meio a tanta bobeira
E tanta insipidez
E tanta coisa perdida
Onde andas tu, Marinêz?)
Ah meu Deus, quanta saudade!
Uma tristeza me invade
Das noites de São João!
.
Recordar aquela fogueira
Minha alegria esfumaça
Como se fosse a madeira
Daquela grande fogueira
Transformada em fumaça...



Nenhum comentário: