sábado, 21 de novembro de 2009

FESTA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO EM NATAL/RN



Maria - Semente do Amor

(Jania Souza)

Ao mundo dei o melhor de mim, terna flor
meu Filho amado, eterno, meu ser maior.
Vi-o despedaçado ante ódio insano vil
de cão raivoso exaltado em perdição senil.
Ante Deus, ofertei minha obediência fé fiel
chorei lágrimas rubras, mácula ao véu celeste.
Sem rancor, frasco da essência do amor
rogo ao Pai perdão para esse mundo cruel.


Em terras potiguares, chegou essa imagem simbolizando a Santa Mãe de Jesus no cais do Passo da Pátria em Natal/RN. Com ela vinha uma mensagem escrita: "Na terra em que essa imagem aportar, nenhum mau advinrá".
Foi encontrada por um pescador que a encaminhou a Igreja Matriz a época. Atualmente, foi restaurada pela Fundação José Augusto e encontra-se na Catedral da cidade de Natal/RN.
Todo ano, realiza-se sua festa que culmina no dia em que se comemora sua chegada. Há uma procissão por mar, conduzida do Iate Clube até a Pedra do Rosário às 04h da madrugada, quando é saudada com fogos. Uma multidão a espera para a realização da missa campal e ela segue em procissão caminhando pelas ruas e suas igrejas (Igreja do Rosário, Matriz - antiga Catedral) até a sua nova morada na nova e imensa Catedral, onde é homenageada durante todo o dia pelos seus fieis em agradecimento.
Uma das organizadoras do evento é a leiga Terezinha Josefa de Souza, que a trinta anos realiza essa gratificante missão com outros leigos e principalmente a Igreja Católica Apostólica Romana, Arquidiocese de Natal sobre a administração do Arcebispo D. Matias e a hierarquia da igreja local.
A esses semeadores da palavra de Deus em uma terra tão ressequida de valores, nossa admiração por manterem viva a esperança.


VICTOR HUGO, TEREZINHA JOSEFA (MINHA MÃE) E PATRÍCIA TERESA, CONFRATERNIZAÇÃO FAMILIAR NA FESTA DE NOSSA SENHORA


VICTOR HUGO E PATRÍCIA TERESA, MEUS FILHOS


A FESTA NOS JARDINS DA CATEDRAL DO DIA 05 ATÉ O DIA 21/11/2009












2 comentários:

Geralda Efigênia disse...

Jâninha sua mamy é novae bonita igual a vc. Um abraço

analuiza disse...

Olá Jania, não pude comparecer ao ao lançamento dos seus livros, mas vibrando com o sucesso dêles que tenho certeza pela beleza do seu texto e a sua sensibilidade fará sucesso. Deixo-lhe flores e abraços para uma noite maravilhosa. Felicidades .