quarta-feira, 5 de novembro de 2008

MOVIMENTO PERMANENTE PELA ÉTICA - MPPE - DOCUMENTO COLETIVO REDIGIDO NO AUDITÓRIO VARELA SANTIAGO NA OAB/RN PELAS ENTIDADES PARTICIPANTES -



Documento final redigido coletivamente pelas entidades participantes na luta por uma política partidária e por uma administração pública éticas e transparentes, contemplando os interesses da população que nomeou seus representantes através do voto e exigem o compromisso e respeito com o interesse do povo e, consequentemente, com o interesse do bem estar da cidade e da população que a habita.
O movimento tomou forma embrionária com as negociatas na Câmara Municipal, quando vereadores venderam seus votos a interesses particulares de empresários em detrimento do interesse popular. Foram denunciados pelo Ministério Público, formalizados processos, porém candidataram-se a novo mandato.
O movimento montou ação na semana da eleição, esclarecendo à população sobre os candidatos corruptos que pleiteavam a reeleição. Resultado: dos dez indiciados no processo, apenas cinco foram reeleitos, cabendo ao movimento a continuidade do trabalho para vigiar e fiscalizar os atos dos homens e mulheres públicos que têm a obrigação de trabalhar pelo interesse do povo que o elegeu.
A SPVA/RN faz parte desse movimento por acreditar na honra, na ética, no compromisso e na construção de uma sociedade mais humana, justa, segura, solidária, tolerante, em um meio ambiente sustentável que proporcione bem estar a todos seus habitantes, sem exclusões e com oferta de trabalho, emprego, saúde, habitação, educação. Enfim, uma sociedade em que haja oportunidade digna para todos.
Em busca desse ideal, em que o sol brilha igualmente e com mesma intensidade para todos, é que a SPVA/RN reúne poetas, escritores, artistas plásticos, cantores, músicos, artesãos, atores e afins para divulgar suas produções artísticas culturais sacudindo a sociedade natalense para reflexão do seu dia a dia, sonhos, metas e, logicamente, transformações por meio da cultura ao formar novos leitores, novas platéias e despertar novos talentos propiciando a formação de um pensamento consciente e crítico propulsor de inovações criativas de novas possibilidades sociais, econômicas, políticas, culturais e humanas.
Esse pensamento é partilhado por outros segmentos da sociedade, como o Comitê 9840; o Fórum Natal Sustentável; entidades de classe; sindicatos; procuradores; Associação de Magistrados; OAB/RN; Ministério Público e demais órgãos públicos e privados simpatizantes da reestruturação da prática dos preceitos que norteiam as relações humanas e a ética que envolve o trato com o bem público, tornando permanente o desejo de continuidade do movimento.
Assim, no dia 03/11/08, as entidades reuniram-se com a presença da imprensa para redigir o documento a seguir assinado por todos os participantes, solidários na responsabilidade e compromisso da vigilância pela ética no trato das leis e administração pública, abrindo-se agenda para atuação do movimento. Sendo encaminhado para todos por Nevinha.


MOVIMENTO PERMANENTE PELA ÉTICA - MPPE


QUEM SOMOS?


O Movimento Permanente pela Ética é formado pela união de organizações da sociedade civil, órgãos governamentais, entidades de classe, empresas, cidadãos e cidadãs que buscam o aprimoramento da democracia, com elevação do grau de engajamento popular na política, crescente controle social das instituições públicas e monitoramento das receitas e gastos governamentais. O Movimento pretende o resgate e a efetivação dos princípios republicanos em Natal, em especial os relativos à moralidade pública e à transparência governamental.


O QUE QUEREMOS?


O Movimento Permanente pela Ética – Natal/RN objetiva o engajamento da população nas questões sócio-políticas e culturais da Cidade de Natal, por entender que o exercício da cidadania não se exaure no voto e é imprescindível para o fortalecimento do sistema representativo e da democracia.


--------------------------------------------------------------------------------


AGENDA

Manifestação na Câmara Municipal de Natal: 05 de novembro de 2008, 14 hs.

Cientificar oficialmente a Prefeita Eleita e os vereadores eleitos do Movimento: até dia 05 de novembro de 2008.


Próxima reunião: 10 de novembro de 2008, 17 hs., no Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação-Av Rio Branco)


Manifestação Pública – 11 de novembro de 2008, às 16 hs. – Calçadão da João Pessoa


Encontro com a Prefeita Eleita: a ser agendado para a semana de 11 a 15 de Novembro de 2008.


Visita ao Presidente da Câmara para solicitar audiência: a ser agendada.


Encontro Coletivo com os Vereadores para Coleta de Compromissos dos Eleitos: a ser agendado. Assembléia Popular em 10.12.2008

Nenhum comentário: