terça-feira, 4 de novembro de 2008

BIBLIOTECA MUNICIPAL ESMERALDO SIQUEIRA PARCEIRA DA SPVA/RN DESDE MARÇO DE 1998


FUNCIONÁRIO "ÍNDIO" SEMPRE PRESENTE E PRESTATIVO NA MONTAGEM DE SOM E INFRA-ESTRUTURA DE APOIO AOS EVENTOS REALIZADOS NA CAPITANIA DAS ARTES, DENTRE OS QUAIS A CIRANDA POÉTICA TODOS OS SÁBADOS DAS 17 ÀS 20h e O SARAU LÍTERO MUSICAL ESTAÇÃO DA LIRA REALIZADO TODA ÚLTIMA 5a. feira do mês, desde abril de 1998 sob chancela da SPVA/RN e apoio da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira/FUNCARTE.



PLACA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL QUANDO ELA PASSOU A HOMENAGEAR O POETA POTIGUAR ESMERALDO SIQUEIRA EM 28 DE MAIO DE 1999 - ANTES, SUA NOMECLATURA ERA APENAS BIBLIOTECA MUNICIPAL


FUNCIONÁRIA DELMA RECEPCIONA TENDO AO FUNDO BANNER DE HOMENAGEM A ESMERALDO SIQUEIRA COM SEU RETRATO E POESIA


PÔR-DO-SOL NO POTENGI - VISÃO DA VARANDA DA CAPITANIA DAS ARTES - BIBLIOTECA MUNICIPAL ESMERALDO SIQUEIRA



No Dia da Poesia, 14/03/1998, em grande comemoração poética nas instalações da Fundação Capitania das Artes, o Presidente da SPVA/RN, poeta e jornalista Paulo Augusto interpelou a então Presidenta da FUNCARTE, Isaura Amélia Rosado, sobre um espaço para reunião da entidade, pois na exata ocasião, seus sócios reuniam-se na Casa do Trabalhador sob a chancela do sindicalista Roberto Lima, que se ofereceu para dar guarida aos encontros, quando da fundação no Restaurante do SESC com momentos períodicos de debate e organização na Biblioteca do SESC, que amparou a entidade na fase embrionária com o apoio da Diretora Cultural do SESC Natal, Glaunice.
Prontamente, a Doutora Isaura Amélia Rosado concedeu a SPVA/RN uma reunião com o Coordenador da Biblioteca Municipal da Cidade de Natal (que em maio de 1999, passou a denomina-se de Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira), poeta Joiran Medeiros, o mesmo concordou maravilhado com a possibilidade de realizar grande parceria de fomento a literatura local nascente em nova safra e a articulação com as possibilidades de incentivo à leitura através de eventos e divulgação em escolas, praças, feiras, bibliotecas e demais locais de acesso público.
As reuniões, a princípio, ocorriam dentro das instalações da própria biblioteca aos sábados, das 15 às 17h, com o apoio do produtor de eventos e funcionário da FUNCARTE/Biblioteca, Bob Bezerra, que muito apoiou as atividades.
Nesses anos de parceria, sucederam-se os gestores da Fundação Capitania das Artes e todos sempre tiveram a maior consideração e respeito pelo trabalho dos poetas, sempre proporcionando infra-estrutura e segurança para a efetivação da realização dos seus eventos fixos, que já fazem parte do calendário cultural da cidade divulgado em nível nacional e internacional. A SPVA/RN só tem a agradecer a todos os gestores da entidade pública, dentre eles: Isaura Amélia Rosado (patronesse da SPVA/RN); Professor Eduardo Pinto; Dr. Rinaldo Barros e o atual Presidente, poeta Dácio Galvão. A todos, a SPVA/RN rende suas homenagens, pois ela não teria sobrevivido com sua garra esses anos sem o apoio fundamental para o seu fortalecimento. Essa homenagem é estendida aos funcionários da entidade e os que passaram pelo quadro, como Maria Eugênia e Paulinho, pois foram fundamentais na concretude dos laços de cooperação e respeito cultural, sempre primando pelo papel de importância de alavancador cultural da SPVA/RN.
O Departamento de Artes da FUNCARTE, ocupado pela artista visual Candinha Bezerra, tem apoiado os eventos fixos da entidade através da Coordenação da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, exercida pelo poeta, músico, compositor Galvão Filho com o apoio dos funcionários, dos quais destacam-se pela dedicação e vínculo mais estreito de relacionamento profissional o Índio, Agnes e Delma, sempre dando apoio inconteste à SPVA/RN.
A Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira recebeu em doação o acervo da biblioteca do ícone potiguar Esmeraldo Siqueira, presenteado pelos seus familiares e, hoje, consta com enorme patrimônio, entre livros, gibiteca, videoteca, documentos raros e relíquias, inclusive estátua do cantador repentista Elizeu Ventania.
Vamos realizar uma visita acompanhados pela dedicada funcionária Delma, que tão gentilmente recebe diariamente os frequentadores da Biblioteca, que abriga em seu acervo os poetas, escritores, artistas plásticos, prosadores, cantores, músicos da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN - SPVA/RN.








DELMA MACEDO FUNCIONÁRIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL ESMERALDO SIQUEIRA MOSTRA SUAS DEPENDÊNCIAS.













Nenhum comentário: