sábado, 15 de novembro de 2008

HOMENAGEM AO POETA LUIS ARIAS MANZO FUNDADOR DO MOVIMENTO POETAS DEL MUNDO NO IHGRN

Em clima de descontração poética sob a carícia do alísio através das enormes janelas do Instituto Histórico e Geográfico do RN, realizou-se reunião entre as entidades literárias do estado, representadas pelo anfitrião na pessoa de seu Presidente, Dr. Enélio Petrovich, que recebeu poetas, escritores, repentistas e familiares para homenagear o poeta chileno fundador do Movimento Poetas del Mundo, Luis Arias Manzo, que falou sobre a filosofia e ação do já consolidado movimento nos cinco continentes. Representando uma força coesa na busca pela solidificação de uma sociedade pacífica, interesse que atrai, motiva, entusiasma e mobiliza cada vez mais seres humanos na busca de um mundo tolerante com oportunidades para todos, uma vez que o sol brilha todos os dias sem discriminar a quem seus raios tocarão.
O convite partiu da Academia dos Trovadores do RN, que presidiu a mesa dos trabalhos na pessoa do Presidente Jair Figueiredo e o Vice-Presidente José Lucas. A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins sentou-se a mesa com o Presidente Pedro Grilo Neto e o seu Presidente de Honra, poeta, jornalista, escritor Paulo Augusto (idealizador e fundador da entidade, que lançou o Manifesto Janduís em junho/08, quando da lavagem das escadarias do Palácio da Cultura, num protesto feito pela SPVA/RN por mais oportunidades para os artistas da terra) falou sobre a situação de descaso da cultura no mundo. O evento teve início às 15h e foi muito concorrido em um dia em que os artistas exerciam seus compromissos profissionais em atividades de sobrevivência.
O poeta Jair Figueiredo, após a fala de Luis Arias Manzo, abriu para declamações e os poetas sucederam-se em homenagem ao nobre visitante, que se encontra hospedado com a Poetisa dos Ventos, Deth Haak na sua morada na Vila de Ponta Negra, praia cartão postal da capital potiguar.
Fizeram-se presentes ao evento, além dos já citados, membros da AEP e ATRN, Ademar Macedo; Auzeh Freitas; Vilmaci Viana (realizou também a cobertura da homenagem); Janilson de Oliveira Dias; Rosa Ramos Regis; Francisco de Paula Pinto; Jania Souza; as esposas de Jair Figueredo e de José Lucas.

Nenhum comentário: