domingo, 9 de novembro de 2008

ESPAÇO CULTURAL CANTO DO MANGUE HOMENAGEIA A POETA VILMACI VIANA

Memorável, aconchegante e radiante, a romântica noite do dia 08/11/08, no Espaço Cultural Canto do Mangue, quando a poeta escritora Vilmaci Viana recebeu homenagem e homenageou todos os presentes com sua galhardia e finesse no trato respeitoso e digno com seus semelhantes. Compareceram ao evento admiradores, amigos, confreires, familiares e visitantes assíduos dos eventos na Praça Pôr-do-Sol.
Muita música sob a chancela da banda Tayo da Gata. Poesia e música declamada, lida, cantada pelos integrantes da SPVA/RN e Academia Feminina de Letras do RN. Tudo sob o registro atento do artista plástico e blogueiro Luciano, a quem parabenizamos pela excelente cobertura.




Poetas: Jaécio Carlos organizador e apresentador do Espaço Cultural Canto do Mangue; Rosa Firmo homenagea e entrega lindo buquê de rosas a Vilmaci Viana, nossa querida Vivi, editora do blogger: www.vivieventos.blospot.com

EMBRIÃO DE TODA A AGRADÁVEL PROGRAMAÇÃO

Homenageada dessa noite

POETA VILMACI VIANA

HOJE às 19h o sarau lítero-musical do CANTO DO MANGUE vai homenagear a escritora e poetisa Vilmaci Viana com a poesia "COMO É BELO O MANGUE". Imperdível para quem gosta de música romântica do TAYO DA GATA , lua , brisa, rio e muita poesia regada a camarão, peixe frito e tapioca.Tou esperando você para juntos revitalizarmos a nossa querida Rocas. Obrigada!


Como é belo o mangue!

(Vilmaci Viana)

Seu povo alegre
feliz
e hospitaleiro...

no Potengi
o transporte de esperanças
e de mercadorias mil...

O mangue de dona Nazaré:
das suas mãos santas
saem peixes e tapiocas
para saciar nossa fome
no mercado

Pescadores
poetas
cantadores
e cantores fazem a festa
simples
de pessoas nativas...

O mangue do Taio da Gata,
de seu Neném Arengueiro, Jairo,
Wellington, Farias, Dário
e dos apaixonados
da praça da poesia
do Porto das Esperanças....

dos pescadores
do por-do-sol no cais do porto...

tantas personalidades
como seu Melquíades,
Café Filho o presidente, Mery Medeiros,José Martins,
Carlinhos Zens e sua flauta mágica,
Xanana, seu Arnaud, Tia Lita do peixe,
Otávio do ABC, Marinho Chagas, Piaba,
Seu Arlindo, Cocó, Edmilson Piromba,
entre tantos...

dos barcos, navios e canoas
dos poetas e seus poemas nas paredes
nos bares de Pernambuco e de Alfredinho...

da antiga Peixada da Comadre,
da Rampa, do bar do Arnaldo,
do Jaécio e suas poesias românticas
do crepúsculo dourado
dos barcos saindo e chegando
em horas diversas
e o ar de liberdade
das lagostas grelhadas em plena brasa,
dos navios
e do dominio das jangadas solitárias...

Ah! Como é belo o Mangue!

8/11/2008

· Vilmaci Viana, apodiense, escritora, poeta, graduada em Educação Artística – UFRN, Pós graduada em Educação Especial-FAFI- Belo Horizonte –MG, autora dos livros: Paisagens Femininas de Apodi e Trajetórias Políticas “Izauro e Valdemiro”. Membro da Academia Feminina de letras do Rio Grande do Norte, Associação das Jornalistas Escritoras do Brasil e da Academia Apodiense de Letras.
Colunista cultural através do blog: http://www.vivieventos.blogspot.com/
O projeto cultural CANTO DO MANGUE surgiu de uma conversa entre o poeta Jaécio Carlos e o músico Wellington, ambos roqueiros (nascidos no bairro das Rocas). Wellington entraria com a música, já que tem um conjunto musical, Tayo da Gata, formado por pescadores e seresteiros amadores, como Neném, Mário, Farias, Otávio, Piter, entre outros e os poetas fariam as poesias. Os saraus poéticos são apresentados pelos membros da SPVA/RN- Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN em parceria com a Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte.
Todo segundo sábado de cada mês o Espaço Cultural homenageia um poeta vivo, com a fixação do poema-cartaz nas paredes dos bares de Pernambuco e Alfredinho, ambos, na Praça Pôr-do-sol, no bairro das Rocas, no Canto do Mangue, em frente ao Mercado do Peixe.
Já foram homenageados os seguintes poetas: Jaécio de Oliveira Carlos que, com seu poema Canto do Mangue, inaugurou o espaço no dia 8 de março de 2008.
Depois vieram, pela ordem, os poetas: Emannoel Iohanan em 12 de abril; Auzêh Freitas em 10 de maio; Zé Martins em 8 de junho; Pedro Grilo em 12 de julho; Jânia Souza em 9 de agosto; Jesuína Wanderley em 13 de setembro e José Acaci no dia 11 de outubro.
Agora no dia 8 de novembro, sábado próximo, será a vez da homenagem a poeta Vilmaci Viana “Vivi”.Dia 13 de dezembro – o poeta Ciano fechará o ano de 2008.
.
Os poetas são selecionados em função da sua presença nos eventos do Espaço Cultural do Canto do Mangue e pela sua disposição em promover uma festa em sua homenagem. Os poemas são patrocinados por empresas locais.A programação para o ano 2009 está sendo elaborada pelo poeta Jaécio carlos, através do telefone:9444-6831 ou pelo e-mail:jaeciocarlos@hotmail.com
Participe desse evento cultural que está revitalizando o canto do mangue e promovendo a cidadania daquela comunidade.Venha saborear um peixe com tapioca e sentir a brisa do rio Potengi ouvindo uma serenata regada a muita poesia e amor.

Nenhum comentário: