sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

I WORKINOVAS EM VILA FELIZ, PIUM, PARNAMIRIM/RN

 Em Pium, no condomínio Vila Feliz, um espaço para se habitar no meio do verde com área destinada a conversões e workshops, realizou-se o I WORKINOVAS, organizado e coordenado por Maria Nascimento, assessorada pela produtora cultural Carla Alves e outros nomes.

O evento ocorreu da sexta, 29/11, ao domingo com extensa programação contemplando saúde, marketing,neurociência, poesia, aromas, música, artes plásticas, feira de livros e artesanatos através de tendas espalhadas pelo imenso e exótico jardim tropical.

No auditório, aconteceram palestras, performances, exibição de filmes.

A exposição de Artes Visuais acontecia em vários espaços: auditório, nas árvores, nos bancos e nas árvores como inspirados passarinhos.

Gostei do que vi. Interação com assuntos diversos de abordagem complexa, porém instigante. A palestra sobre Formação de Preços antecedeu a de Neurociência, na qual aprendi que os ratos ao perderem seus bigodes, tornam-se cegos mesmo que seus olhos estejam sãos, porque o bigode deles funciona como os dedos das mãos para os humanos. Muito interessante, pois demonstra que a parte sensorial submete-se às sensações (sensores).

 Escritor Sandemberg Oliveira proferindo sua palestra



 Selfie de Carla Alves após a última atividade do sábado destinada a Roda de Conversa com Autores Potiguares e música com Yhram Barreto e sua encantadora esposa parceira.

Os escritores: Araceli Sobreira; Eva Potiguar, Marcos Campos; Jania Souza e José de Castro mediados pela escritora Gilvânia Machado conversaram sobre a Literatura e a Ressignificação da Vida. A cada fala, o músico Yhram Barreto e parceira entoavam uma melodia de seu repertório com poema dentro da última fala. Foi um momento intimista, uma vez que os convidados divulgaram seus íntimos em preciosas revelações literárias.

A musa de Yhram conduziu uma ciranda em determinado assunto em que se abordou a descontração e a alegria. Também falou -se na Literatura Infantil e na riqueza da música para valorizar a contação de histórias. Yhram REVELOU sua parceria com o Projeto Tamar de preservação das tartarugas marinhas. Gostei da informação porque fiz um soneto, que se encontra no meu livro de poemas "Pingos de Momento" à página 64 sob o título "Labirinto e Desencontros". Ao despertar no domingo, enfim, consegui escrever um poema infantil sobre a tartaruga e sua preservação, que ansiei após minha visita ao Projeto Tamar na Praia de Pipa, mas que se formatou depois dessa noite na Vila Feliz. Grata pela oportunidade e pelo convívio nesse dia especial com pessoas tão inspiradoras.

 Escritores Aracelli Sobreira e Marcos Campos


Yhram Barreto com organização do evento

 Ciranda


Escritoras Eva Potiguar e Gilvania Machado
Oficinas



















2 comentários:

Maria Nascimento Ciência&Arte disse...

Muito feliz de ver seu texto e a grandiosidade de sua visão em perceber o que de fato era o nosso objetivo. Gratidão eterna!

Jania Souza disse...

Parabéns, Maria Nascimento pelo lindo e significante trabalho!