domingo, 1 de dezembro de 2019

FELIZ NATAL



Feliz Natal

Jania Souza

Há entre os homens e dentro deles uma enorme necessidade de preencher o vazio. Essa falta de significado angustiante, que abala a estrutura humana. O indivíduo é gerado e aporta em um planeta, que aos seus primeiros passos o acolhe com hostilidade. Não há curso para a formação de pais. Não há curso para se praticar o amor e a tolerância. Não há faculdade de amizade e, muito menos, doutorado em casamento. Os valores importantes são tratados como babaquice e quem os pratica é cafona. Encontra-se fora de sintonia. Principalmente se engrossar as fileiras do grupo mais rebelde, aquele que busca afirmar a própria identidade e nega qualquer verdade posta, os classificados de adolescentes. Dizem que estão sempre em crise. São chatos e patinhos feios na sociedade. Consideram-se incompreendidos, mas suas atitudes fazem parte  do contexto dos que lutam e buscam encontrar seu próprio espaço em uma colmeia díspares. Em um futuro, quase breve, serão tão conservadores quanto foram seus velhos pais e tornar-se-ão obsoletos para seus filhos e netos. O ciclo de cada geração sempre dinâmico e característico e em transformação está em acompanhamento ao próprio tempo com suas evoluções em todos os campos da vida e necessidades humanas. Revolução responsável pelas mudanças que conduzem ao bem estar e, também, à destruição.
Nessa corrida desenfreada por evolução através da apropriação e compartilhamento de saberes e vivências torna-se necessário discernir que, além de carne, o ser humano também é espírito e esse espírito precisa de alimento para poder encontrar e entender sua própria razão de existir, de ter significado, de ser especial e fazer parte de um cenário social e antropológico, que requerem sua atuação e participação construtiva e transformadora, para que seu bem estar e sua felicidade, bem como dos demais viajantes nesse planeta, possam ser atingidos com dignidade e respeito.
Essa busca frequente encontra ressonância nos ensinamentos de um homem, não escritor, mas especialista em parábolas, encantador de multidões, que poderia ter passado totalmente incógnito pela Terra. Porém seus seguidores apropriaram-se da missão de divulgar suas palavras e levaram-na aos confins desse enorme solo atravessando o tempo até os dias atuais em uma mensagem sempre nova e atual.
Que esse Natal seja de encontro e reencontro do sentido do existir, do partilhar na caridade solidária, do desapego ao material e valorização do espírito interior e coletivo, centrado no sossego, que leva a mansidão de coração e a paz universal. Faça sua vida ter sentido fora da guerra competitiva e do estresse da corrida diária pela sobrevivência. Ame-se mais e ame mais a tudo e todos. Encontre a beleza de Deus onde você está e agora. O nosso tempo aqui é muito curto. Vale a pena aproveitar o máximo e plantar fortes raízes de frondosas árvores para alimento. Feliz Natal! O Menino habita seu ser.


Nenhum comentário: