sábado, 16 de outubro de 2010

CEM TOQUES CRAVADOS OBRA DO ESCRITOR E EDITOR EDSON ROSSATO, LANÇAMENTO E CONVITE EM SÃO PAULO






LIVRO REÚNE NANOCONTOS COM APENAS CEM TOQUES
Cem Toques Cravados, de Edson Rossatto, foi inspirado em obra de Mário Lago e em tiras de quadrinhos. O lançamento acontece no próximo dia 4, na Livraria Martins Fontes, em São Paulo

Os nanocontos estão para a literatura assim como as tiras estão para os quadrinhos: uma mensagem rápida, de sentido completo e instantâneo, num espaço reduzido. O escritor e roteirista Edson Rossatto vem se dedicando ao gênero nos últimos meses e acaba de reunir sua produção no livro Cem Toques Cravados (Andross Editora, 128 páginas, R$ 19,90), que tem lançamento no dia 04 de novembro, em São Paulo.
Alguns dos nanocontos apresentados na obra são inéditos, enquanto outros foram publicados originalmente no blog www.cemtoquescravados.com e no Twitter (@cemtoques). Desde setembro, alguns deles vêm sendo veiculados nos vagões do metrô de São Paulo por meio da TV Minuto.
A experiência de Rossatto com textos curtos vem desde 2004, quando escreveu o livro Curta-Metragem exclusivamente com textos de até 600 caracteres, os chamados microcontos. Nos anos seguintes, editou duas antologias, Expresso 600 e Histórias Liliputianas, ambas de microcontos.
Inspirado no livro 16 Linhas Cravadas, do escritor e ator Mário Lago, Rossatto impôs-se o desafio de escrever os nanocontos com exatos cem caracteres, como Mário se impôs escrever com exatas 16 linhas. O autor lembra que outra inspiração foi o trabalho dos desenhistas de tiras de quadrinhos. “Como não sei desenhar, parti para um formato literário que tivesse o mesmo efeito das tiras”, explica.
Recheados de fina ironia, os nanocontos de Rossatto assemelham-se a outro gênero literário, a crônica. Em sua maioria, são instantâneos do cotidiano, mas há também textos em forma de epitáfios, classificados e outros.

ALGUNS NANOCONTOS:
Triste, afogou as mágoas na bebida e acabou com tudo: mandou chover quarenta dias e quarenta noites.
Queria que o pai comprasse um novo porque o outro morreu. “Irmãos não são vendidos em lojas, filho”.
“Só acredito vendo”, disse Tomé. Então Jesus se deitou no chão e fez trezentas flexões em um minuto.
Mãos dadas pelas ruas. Ele conduzido por ela. Coração apertado pela separação: primeiro dia de aula

LANÇAMENTO:
Cem Toques Cravados
Autor: Edson Rossatto

Data: 04 de novembro de 2010
Local: Livraria Martins Fontes
Avenida Paulista, 509 – próximo à estação Brigadeiro do Metrô
Horário: das 18h30 às 21h30
Informações: (11) 2167-9900
Organização: Andross Editora
Realização: Livraria Martins Fontes

PRÉ-VENDA:
Livraria Cultura. Clique no link: http://tinyurl.com/cemtoques1

Nenhum comentário: