sábado, 30 de outubro de 2010

III ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES FOI UM GRANDE SUCESSO EM SUA EDIÇÃO DE OUT/2010 - PARABÉNS UBE/RN NA PESSOA DE SEU PRESIDENTE EDUARDO GOSSON


Mesa debate assuntos ligados à Literatura Genealógica no RN. Com presença da escritora Clotilde Tavares e do Presidente da Associação de Genealogia, escritor e pesquisador Ormuz Simonetti.
Escritora, poeta e artista plástica Sheyla Ramalho, abraçada carinhosamente pela Presidente da SPVA/RN, poeta, escritora, pesquisadora e professora Geralda Efigênia, que conduziu brilhantemente o sarau no segundo dia do III EPE.

Dr. Enélio Petrovich, escritor e pesquisador, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN, entrega presente oferecido pela poeta Lúcia Helena Pereira ao escritor português Carlos Morais. Ao fundo, a escritora e poeta Vilmaci Viana da AJEB/RN e o Presidente da UBE/RN, Eduardo Gosson.



Visão do público presente. Intelectuais, artistas, produtores culturais, professores, poetas, escritores, cientistas.




Presença do Vice-Presidente da SPVA/RN, poeta e escritor Maurício Cardoso Garcia e a poeta e escritora, Rosa Ramos Regis, que também pertence ao quadro de sócios da SPVA/RN e da UBE/RN.





Poeta Lúcia Helena Pereira no momento em que proferiu palestra sobre Madalena Antunes, sua avó e literata potiguar, precursora do movimento feminino nas letras do RN ao lado do Presidente da UBE/RN, poeta e escritor Eduardo Gosson.




Atenção, interesse, empatia pelos assuntos abordados com maestria. Marca registrada nos semblantes das presenças ao evento.











Doutora, escritora, poeta Araceli Benevides aborda visão teológica crítica e comparativa, fragmentos literários, na obra do brasileiro Machado de Assis e do português Miguel Torga, no primeiro dia do encontro, 26/10/2010.





Presenças homenageadas após palestra da literata potiguar de Ceará Mirim e Cônsul Poetas del Mundo, Lúcia Helena Pereira, ao centro, ladeada por sua irmã, primeira a esquerda, Marilene Pereira Wanderley; sua prima, Denise Pereira Gaspar; Cônsul Poetas del Mundo Lisboa, Dr. Carlos Morais dos Santos e o Presidente UBE/RN, escritor e poeta Eduardo Gosson, no terceiro dia do encontro.


Público presente lotou auditório da Livraria Siciliano no Shopping Midway Mall durante três dias incansáveis, embora árduos, só para discutir assuntos sobre mercado literário na atualidade no estado do RN; trazer a tona os anseios dos escritores e das organizações culturais afins; analisar e avaliar o panorama que se delinea a curto, médio e longo prazo nas projeções de futuro literário a partir da premissa da importância da literatura infantil na formação de novos leitores em parcerias com organizações públicas e privadas voltadas para esse despertar lúdico (foi ressaltada a contribuição no momento da forte presença da organização não governamental em prol da leitura nas escolas através do programa: Escolas Leitoras, coordenado por Cláudia Santarosa e assessorado pela escritora e poeta, professora Flauzineide Moura, Diretora de Eventos SPVA/RN, que treinam e atualizam mediadoras de leitura para atuar nas salas de leituras das escolas).

Convidada; escritora Graziela Fonseca e seu esposo, Dr. Fernando Fonseca e o poeta assuense Paulo Varela.







Mesa que abordou a nova Literatura Mossoroense. Da esquerda para a direita, Gestor da Fundação Vingt Un Rosado e Presidente da POEMA, poeta Caio César Muniz; Diretor do Jornal "O Mossoroense", escritor e poeta Cid Augusto e o mossoroense, escritor e poeta Crispiniano Neto, Presidente da Fundação José Augusto no primeiro dia das atividades.

Foram dias incansáveis de constante debate com presença de várias entidades literárias como Academia dos Trovadores que encerrou o primeiro dia conduzindo sarau sobre a batuta do seu Presidente, poeta José Lucas e poetas sócios, Pedro Grilo Neto e Gilda Moura .

A Academia Feminina de Letras do RN e o Memorial da Mulher fizeram-se presentes na pessoa de sua Presidente, poeta e escritora Zelma Furtado e confreiras como: Maria Campos, Sheyla Ramalho, Gildete e outras sócias.
Ressalto a presença da escritora Ana Maria Cascudo Barreto, prefaciadora da obra Letras de... Instintos, Emoções e Sentimentos da escritora poeta Naide Gouveia, apresentando-a durante lançamento.
A mesa sobre Literatura Infantil contou com a presença dos escritores Bartolomeu Correia, Nivaldete e Jania, mediados pelo ativista cultural e poeta Aluizio Matias. Presença no recinto da poeta Rizolete Fernandes; do escritor Carlos Gomes (mentor da proposta); do escritor Mery Medeiros; do poeta Pedro Grilo Neto; poetas Ester Morais e Susana Galvão; do produtor cultural Chico Alves; do poeta Mané Arengueiro e demais presenças ilustres.

O Casarão da Poesia de Currais Novos, falou sobre a Nova Poesia do Seridó e encerrou o III EPE com grandioso show poético musical deleitando com seus acordes, falas e perfomances todos os presentes, que se sentiram tocados pela sensibilidade profunda, palpitante, empolgante dos artistas seridoenses, a quem aplaudimos do fundo do coração por toda a belíssima caminhada que se agiganta em terras brasilis.

A equipe organizadora nosso carinho, respeito e aplauso radiante pelo fantástico trabalho de organização e resultado. Simplesmente intocável e inrretocável. Perfeito.

O estado do RN aguarda, já, com entusiasmo, o IV EPE.

Parabéns Eduardo Gosson e a toda a sua impecável equipe. Há esperanças para o escritor potiguar.

2 comentários:

www.pedradosertao.blogspot.com disse...

Oi, Jânia,

Gostei muito de sua resenha sobre o evento... Parabéns a todos da UBE. Pena que adoeci logo depois de minha apresentação e não consegui ir para o resto do evento. Mesmo assim, foi um grande encontro! Abraço

Luma Carvalho disse...

Olá, Jânia... Sou Luma Carvalho, integrante do Casarão de Poesia. Realmente, um evento muito bem organizado e de uma importância incrível para o RN, sobretudo os escritores e amantes da Literatura. Adorei ter participado do evento e fico feliz com suas palavras acerca do trabalho que nós do Casarão de Poesia realizamos.

Abraços,
Luma Carvalho
a menina avoada...