domingo, 25 de julho de 2010

PRAZER EM LER NA ESCOLA ESTADUAL STELA GONÇALVES NA GUARITA EM NATAL/RN

A SPVA/RN esteve presente no projeto Prazer em Ler da Biblioteca da Escola Estadual Stela Gonçalves na Guarita, rua principal ao lado da Igreja São José, sexta-feira, dia: 23/07/2010.
O projeto da Escola tem o apoio do Fórum Estadual de Escolas Leitoras.
A entidade cultural fez-se presente na pessoa de sua sócia fundadora, poeta e escritora Jania Souza. Essa falou sobre Magnólia, a Besourinha Perfumada, literatura infantil de sua autoria e declamou os poemas, também autorais, Liberdade, Poesia, Pássaro Diáfano, para as atenciosas crianças, interagindo com elas em momento lúdico único de contato leitor-escritor. Doou à Biblioteca sua obra de poemas "Rua Descalça". O convite foi agendado com a Diretora da entidade poeta Flauzineide Moura. Além de Jania, apresentaram-se escritor da comunidade, que falou sobre seu último lançamento sobre lenda de lobisomem e a palhacinha contadora de história, que relatou livro sobre a visita da morte à certa velhinha.
Os atores principais foram as crianças que subiram ao palco para lerem seus poemas, declamarem. Representaram peça montada de texto do livro, "O Vaqueiro que não Sabia Mentir" . Houve alto índice de participação e verdadeiro prazer. Cláudia Santa Rosa coordenadora do Fórum de Escolas Leitoras e a Secretária Adjunta da Secretaria de Educação do Estado, professora e escritora Salizete Soares, encontravam-se presentes.
O encantador projeto foi em palco aberto em frente a escola de forma que a comunidade participou ativamente. Era a principal platéia, muito atenta e respeitosa, saboreando todos os agradáveis momentos de leitura lúdica.
A diretora da Escola Estadual Stela Gonçalves, Eliane, e toda a sua simpática equipe encontram-se de parabéns por tão encantador e proveitoso trabalho de incentivo à leitura, formação de novas platéias e descobertas de novos talentos voltados para a arte literária.
O encerramento ocorreu com a apresentação da quadrilha da comunidade, representada por alguns componentes.
Foi um momento realmente inesquecível para as crianças e formação da consciência individual de valorização do livro como companheiro amigo de toda a caminhada na vida.

Nenhum comentário: