domingo, 18 de julho de 2010

CAFÉ LITERÁRIO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ VIEIRA, NOVO AMARANTE, ALUNOS E SPVA/RN


Poetas SPVA/RN foram convidados pela poeta Fátima Carvalho para participar de recital poético na Escola Estadual José Vieira na cidade de São Gonçalo do Amarante, bairro Novo Amarante, região metropolitana de Natal/RN. O evento foi organizado pela direção da escola, Diretora Eliane e equipe, na foto, com o poeta e artista plástico Pedro Grilo Neto, que na ocasião realizou exposição de suas telas óleo s/ tela sobre Natal Antiga. Descobriu-se que a Vice-diretora Anatilde também é artista plástica. A mesma expôs cinco telas de sua autoria na ocasião ao lado de Pedro Grilo Neto. Na primeira foto, da direita para a esquerda, professora Anatilde, poeta Pedro Grilo Neto, diretora Eliane, coordenadora e professora Joelma.
O Café Poético foi idealizado e posto em prática pela professora Joelma, de vermelho na primeira foto como trabalho de literatura com seus alunos do primeiro ano do nível médio. Havia um cardápio com sugestãos de 27 tipos de cafés para o cliente escolher. Esse era presenteado por uma obra poética de renomado artista nacional ou por um belo texto versejado dos próprios alunos, que se esmeravam nas apresentações. A abertura foi realizada pela Diretora Eliane, que saudou os presentes e agradeceu a participação e realização de todos. A professora Joelma foi a cerimonialista, iniciando com agradecimento a Deus, seguido do Hino Nacional cantado por todos. Passou "slide" sobre "O Erro" do palestrante Padre Fábio. A seguir, iniciou a contemplação dos pedidos de café. Houve apresentações dos artistas Marcos, Xico Seridó, Pedro Grilo Neto, Jania Souza ( que doou os livros: Rua Descalça e Fórum Íntimo de sua autoria, Antologia Literária SPVA/RN, volume I, Elas Escrevem da Editora Andross, Rapsódias da Abrace e o CD Somente Mulheres da cantora uruguaia Mariana Moraes, que contém duas faixas poéticas de duas potiguares, Clevane Pessoa e Jania Souza, para a Biblioteca da Escola e dois para sorteio entre os alunos, sorteados, Luiz Felipe e Maciel), Arlete Santos, Fátima Carvalho (primeira diretora eleita da escola, tendo exercido os cargos de supervisora e orientadora pedagógica, sempre na escola desde a sua fundação até 2009, sendo a poeta mais declamada na ocasião), Chânia e Rosa Ramos Regis, que doou vários cordéis de sua autoria. Encerrando as apresentações foi servido um saboroso café de fim de tarde com a aprovação de todos. Essa foi mais uma das participações da SPVA/RN em seu trabalho de divulgação dos poetas da entidade e sua campanha de incentivo à leitura e descoberta de novos talentos. Algumas fotos dessa agradável tarde poética na Escola Estadual José Vieira.

























Um comentário:

Fátima Alves - Poetisa da Caatinga disse...

Esse sarau, foi simplesmente singelo e encantador. E nós membros da SPVA,nos enriquecemos por semear lá naquele celeiro cultural, as nossas sementes de poesias...Parabéns para a E.E. José Vieira!
Profª Mª de Fátima Alves de Carvalho( Flor de bugari)