domingo, 26 de outubro de 2008

SARAU ESTAÇÃO DA LIRA DE SET/O8 - HOMENAGEM À POETA FLAUZINEIDE MOURA






SILVANA CONTA LENDA DA ORIGEM DO BOI DE REIS





















A edição de 25 de setembro de 2008 do Sarau Lítero Musical Estação da Lira homenageou a poeta,escritora, pedagoga, idealizadora e executora do Projeto Divulgação da Literatura Feminina Potiguar FLAUZINEIDE MOURA, que vem realizando um grandioso trabalho em prol da literatura feminina oriunda da terra potiguar. Literatura normalmente à margem do mercado editorial da cidade. O Projeto prima pela orientação aos jovens alunos do Magistério na Escola Estadual Berilo Wanderley, que aprendem a manusear os livros e seus textos, através de declamações, recitais, encenações, maquetes e demais recursos para serem trabalhados de forma prazerosa e acessível a interpretação dos alunos do ensino fundamental.
Essa iniciativa é de louvável valor, por formar profissionais com capacidade de assimilar a cultura e divulgá-la nas salas de aula ou em outros ambientes sócio educativos e culturais, mantendo a identidade cultural do povo potiguar viva.
É um valioso recurso de incentivo à leitura; formação de novas platéias; descoberta de novos talentos e valorização das raízes literárias com suporte para a divulgação da obra feminina.
Fizeram-se presentes ao evento promovido pela SPVA/RN com apoio da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira - FUNCARTE, poetas, literatos, cantores, admiradores, ex-alunos e alunos da professora FLAUZINEIDE MOURA, que a homenagearam com leitura de suas obras, encenação. O momento da entrega do Certificado de Louvor Cultural foi entregue pelo poeta pesquisador do repente Américo Pita, Vice-Presidente da SPVA/RN.
A Contadora de Histórias, SILVANA MAIA, coordenadora do RITMO ESPECIAL DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, fez-se presente com 22 crianças e adultos, especialmente para homenagear Flauzineide com apresentação do BOI DE REIS, quando contou a lenda da origem do folguedo antes da belíssima apresentação que encantou a todos os presentes. O grupo é composto por integrantes do município de São Gonçalo do Amarante e dos bairros de Natal (Km 6; Felipe Camarão e Zona Norte). A faixa etária varia dos 8 aos 35 anos com papéis apropriados a cada idade. O grupo trabalha o folclore com ênfase em: Pastorio - Chachado - Boi de Reis - Araruna. Parabéns a nossa querida, talentosa e eficiente SILVANA MAIA pelo excelente trabalho a frente do RITMO ESPECIAL e também por divulgar a literatura através da contação de histórias. Amo suas apresentações. Volto ao mundo do encantamento.
Houve a participação da cantora MARIA TEREZA, que deliciou a todos com belíssimas melodias com sua voz grave e sensual. Cantou a composição de Josino (presente ao evento) - "Pedaços de Mim".
A poeta, professora Lécia Cavalcante emocionou-se com a homenagem da amiga de trabalho em anos passados. Falou da admiração, respeito e carinho cultivado por Flauzineide Moura, importante na sua caminhada profissional. Em seguida declamou poesia de sua autoria sobre o Rio Potengi.
Paulo, ex-aluno de Flauzineide Moura do Magistério na Berilo Wanderley e, hoje, colega de profissão. Leu a orelha do livro da homenageada assinada por ele.
Muitos poetas desfilaram homenagens durante a noite e ao término foi oferecido um coquetel pela homenageada e familiares.
Foi uma noite muito especial pela frangância dessa mulher valorosa, batalhadora e incansável a quem a SPVA/RN e a FUNCARTE rendem suas homenagens pelo relevante trabalho em prol da cultura potiguar
.

Nenhum comentário: