quinta-feira, 12 de maio de 2022

AUTORAS EM VISITA À EE BERILO WANDERLEY FALAM SOBRE SEUS LIVROS NO I FLINATAL







Equipe pedagógica da Escola Estadual Berilo Wanderley recebe comissão de escritoras da UBERN para apresentar suas obras, que poderão ser adquiridas com cheque livro do Programa RN Literário durante o Festival Popular do Livro e literatura de Natal - FLI Natal





Nessa quinta, 12 de maio, em que se festeja o grandioso potiguar de Macaíba Augusto Severo e seu voo no balão dirigível PAX em Paris, colocando o Rio Grande do Norte no cenário da rota aeronáutica mundial, autoras e autores brasileiros produtores de literatura no estado visitaram as escolas estaduais da 1a. DIREC - Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz com a missão de divulgar e sensibilizar os professores para adquirirem seus livros com o cheque livro do Programa RN Literário no Festival Popular do Livro e literatura de Natal - FLI Natal a ser realizado na sede da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UBERN, ainda nesse primeiro semestre. Os encontros dos escritores com as escolas foram organizados com agendamentos pela Equipe da Fundação José Augusto responsável pela execução do evento,  que, também, tem como integrante a professora e poeta Adélia Costa, Presidente da SPVARN e pelo professor Rômulo Gomes da 1a. DIREC.

O  Festival Popular do Livro e literatura de Natal - FLI Natal é uma realização do Governo do RN através do Programa RN Literário numa parceria da Secretaria de Educação - SEEC e  FJA com execução via Fundação José Augusto com lançamento no dia 13/05 - sexta-feira - 14h - na Biblioteca Américo de Oliveira Costa no Santarém.

O  evento FLI Natal acontecerá nos dias 01, 02 e 03/06/2022 das 9h às 21h - na sede da UERN da ZN.

As comissões de autoras e participantes desse momento de divulgação são integrantes de associações literárias e culturais locais, como: UBERN, SPVARN, ALAMP, AJEBRN, CASA DO CORDEL, ESTAÇÃO DO CORDEL e outras.


Com a professora de Mídia Social Adriana, que recebe os livros doados com destaque para a obra em seus braços intitulada Mulheres dos Rios, organizado por Flauzineide Moura, que possui uma longa história com a escola, tendo sido diretora e mediadora de leitura - local onde nasceu o Projeto de Divulgação da Literatura Feminina Potiguar, transformado em Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares - ALAMP 


Com o professor voluntário, autor das fotos aqui postadas, nosso agradecimento; a professora de Mídia Social Adriana, a vice e Andreia Braz

Na sala da direção com a vice e a diretora Maracelle 

Tereza Custódio com a diretora Maracelle 




Escritoras ao fundo, Lúcia Eneida, Andreia Braz,  Tereza Custódio, Jania Souza e Maria Aparecida Qu apresentam seus livros que poderão ser adquiridos no FLI Natal 

Na biblioteca, as escritoras Maria Aparecida Queiroz,  Tereza Custódio e Andreia Braz com os livros de autoras e autores potiguares.
Em horas vagas, livro de contos e crônicas de Jania Souza encontra-se localizado na prateleira a esquerda na primeira fileira, terceiro da esquerda para a direita, capa vermelha.
Na prateleira à direita, 2a. fileira e 2o. da direita para esquerda livro de contos da autora Araceli Sobreira.



Comissão com a Diretora Maracelle e a mediadora de leitura


A Escola Estadual Berilo Wanderley em Pirangi foi visitada nessa manhã pela comissão de autoras da União Brasileira de Escritores, seção RN - UBERN composta pelas escritoras Tereza Custódio, Andreia Braz, Maria Aparecida Queiroz, Lúcia Eneida e Jania Souza, que foram acolhidas com muito carinho pela equipe diretiva e seu corpo docente na sala dos professores. 

Jania pediu permissão à Diretora Maracelle e apresentou a proposta da solicitação da reunião feita pela Equipe da Fundação José Augusto e pelo professor Rômulo Gomes da 1a. DIREC. A professora e escritora Geralda Efigênia da Secretaria de Educação do Estado do RN - SEEC e da UBERN, ausente por razões profissionais, foi indicada pelo Presidente da UBERN - escritor Aluísio Azevedo Junior, para organizar a comissão da referida entidade escalada para a visitação nessa manhã.

Em seguida, Tereza Custódio doou um exemplar da Coletânea Literária de Biografias da UBERN para a biblioteca da Berilo Wanderley e apresentou suas obras: o romance intitulado O Baú de Filomena, premiado pela CJA e FJA, o cordel Nísia Floresta, quem foi e o livro comemorativo do concurso sobre Nísia Floresta em que foi laureada; sendo sucedida por Maria Aparecida Queiroz, que também presenteou a escola com um exemplar do seu livro. Seguindo-se a apresentação de Andreia Braz. A poeta Lúcia Eneida falou sobre seu livro de contos premiado pela FJA: Enquanto a chuva não vem e declamou poema de sua autoria. Jania Souza, doou livros para sorteio entre professores e alunos e para a biblioteca um exemplar de Mulheres dos Rios da ALAMP e um exemplar de Pioneiras.

A professora Vitória Munis foi a sorteada com o livro Pioneiras recebendo autógrafo e foto com a autora.

Ficou definido com a direção que será enviado lista dos livros participantes para a escola avaliar a aquisição através da Diretora Maracelle e da professora de Mídia Social Adriana. 

Nossos agradecimentos a equipe pedagógica da Escola Estadual Berilo Wanderley, uma referência em educação em nosso estado. Aplausos!


3 comentários:

Lúcia Eneida disse...

Parabéns pela excelente postagem, querida escritora Jania Souza! Foi prazeroso fazer a divulgação do Festival do Livro e Literatura de Natal - FLINATAL na E.E.Berilo Wanderley que sempre recebe com carinho os escritores potiguares.

Tereza Custódio disse...

Parabéns a divulgação de Jania Souza e a acolhida da equipe pedagógica da E.E.Berilo Wanderley.

Anônimo disse...

Foi aí que a Professora Flauzineide criou o chamado exitoso projeto Difusão da Literatura Feminina Potiguar - PDLFP fruto da ALAMP.