quinta-feira, 13 de agosto de 2020

IX EPE - SEGUNDO DIA EM 12/08/2020

 O segundo dia do IX Encontro Potiguar de Escritores - EPE promovido pela União Brasileira de Escritores, seccional RN em comemoração aos 61 anos da entidade nesse mês de agosto contou com três excelentes palestras ministradas por escritores pesquisadores associados sobre escritores potiguares, que tiveram ativa participação na fundação e solidificação da entidade.

O escritor e professor Dr. Carlos de Miranda Gomes discorreu sobre vida e obra da jornalista, advogada, escritora e imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Anna Maria Cascudo ressaltando sua passagem pelos períodos da cidade papa-jerimum, livros, palestras e seu trabalho na Fundação Ludovicus, que idealizou com o objetivo precípuo de preservar a memória do folclorista Câmara Cascudo, seu pai.

O escritor e professor Dr. Humberto Hermenegildo abordou obra e vida do homem do século do Rio Grande do Norte e de renome internacional pelo seu relevante trabalho de pesquisa e valorização das raízes tradicionais e culturais do homem, o escritor Câmara Cascudo e a sua própria vivência como palestrante em eventos internacionais falando sobre esse ícone intelectual nascido em terras de Poti.

A escritora, professora e mestre Geralda Efigênia, responsável pela implantação da Cordelteca nas escolas da rede estadual de ensino, falou sobre a vida e obra da Poetisa das Flores nascida no vale esmeraldino do Ceará Mirim, a escritora Lúcia Helena Pereira, que foi Diretora de Divulgação durante a gestão do presidente e escritor Roberto Lima de Souza e deu substancial apoio na gestão do escritor Eduardo Antonio Gosson. Tendo presidido nacionalmente a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB.

A mediação foi realizada pela professora e associada, poeta Carla Alves, sempre impecável na condução dos eventos on-line da entidade nesse momento de crise pandêmica no globo.

O encerramento foi conduzido pela presidente e escritora, também, professora, Tereza Custódio, que agradeceu a excelente participação dos convidados e a significativa homenagem prestada aos três baluartes da literatura brasileira produzida em solo potiguar.

O público, através de seus comentários no chat do youtube, interagiram com os participantes e entre si numa riqueza de informações e interação demonstrando a força das redes sociais nesses encontros a distância, mas com enorme poder agregativo de disseminação de conhecimento e cultura.

Nossos aplausos pela iniciativa de sucesso da UBE/RN!  

Nenhum comentário: