domingo, 30 de agosto de 2020

IX ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES - EPE


Com chave de ouro, aconteceu a última live do IX ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES em comemoração aos 61 anos de fundação da União Brasileira de Escritores no Rio Grande do Norte no dia 14 do mês em curso.

A iniciativa dessa forma de apresentação para as comemorações de data tão relevante para a entidade literária e cultural deveu-se ao isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19, contudo, em lugar de roubar o brilho das festividades, essa alternativa tecnológica conferiu-lhes um charme intelectual especial em qualidade pela eficiente organização da produtora cultural Carla Alves sob orientação da presidente da entidade cultural, escritora Tereza Custódio.

Durante quatro semanas todas as quarta-feiras das 19 às 21h, três escritores associados prestaram homenagem a três escritores associados fundadores "in memoriam" abordando vida e contribuição da respectiva obra. Um importante resgate aos feitos literários de autores da terra, que clamam pela valorização em solo pátrio dos seus legados à literatura brasileira. A ideia foi lançada por Tereza Custódio e aplaudida por toda a Diretoria. O I EPE e suas edições sucessivas até a VIII foram idealizados e executados pelo  escritor Eduardo Gosson, atual secretário geral, durante o exercício da presidência e teve sequência com a atual. Ação que merece receber os aplausos de todos os associados.

No encerramento como nas edições das lives predecessoras, as palestras foram emocionantes, ricas em detalhes sobre autor e obra estando todos os participantes de parabéns pelo valoroso trabalho, que deverá constar em livro por sugestão da escritora Geralda Efigênia.

Nessa última live houve a participação da escritora e poeta Diulinda Garcia abordando a escritora, jornalista e professora Miriam Coeli com a suavidade da sua poética, sendo a patronesse do prêmio literário para as escolas promovido pela entidade; a escritora e revisora Andreia Braz prestou uma emocionada homenagem ao poeta, escritor e artista plástico Newton Navarro e o escritor e dramaturgo Junior Dalberto falou sobre vida e obra do escritor e dramaturgo Sandoval Wanderley. Os vídeos ainda se encontram a disposição no canal no youtube da UBERN. Vale a pena conferir.

Os associados e o público gostaram tanto, que Tereza Custódio revelou a continuidade desse projeto.

PARABÉNS, UBERN PELOS SEUS 61 ANOS!

APLAUSOS AO IX EPE PELA SUA EXCELÊNCIA!

Nenhum comentário: