sábado, 8 de agosto de 2020

LIVE DA POETA E ESCRITORA JARDIA MAIA COM O SEBO LETRA NATIVA DE SANTA CRUZ/RN



Jardim Poético de Jardia Maia


Jardia Maia é poeta, escritora e trabalha na Biblioteca do SESI - Indústria do Conhecimento em Jardim de Piranhas/RN. Publica literatura infantil, infantojuvenil e para outros segmentos.

É uma ativista literária comprometida com o leitor e com sua mensagem.

"- Escrevo para o meu leitor e para o meu prazer. Procuro dar o melhor de mim para o leitor" - Jardia Maia

A entrevista versou sobre inspiração, estilo, discriminação, poesia, leitor. Levantou a questão da Responsabilidade Social do escritor para com seu público. O reconhecimento da própria identidade nos livros. Falou sobre a dificuldade do escritor vender sua obra. Sobre a falta de oportunidade para os escritores chegarem às escolas. Abordou a precariedade da escola da zona rural que é ainda maior do que a das cidades sedes dos municípios.

"- É triste no mundo de hoje, onde as pessoas tem mais liberdade. Porém é uma liberdade falsa." - Jardia Maia em referência a questão do machismo na Literatura de Cordel.

"- A gente (mulheres) merece ter seu espaço." - Jardia Maia.

Por que os meninos não podem gostar de rosas? - proposta da escritora para criar o cordel "O Menino que virou Girassol".

Revela que tem parceria com a poeta Jussiara Soares em cordel: O Casamento da Formiguinha.

Participou da coleção "10 Cordéis sobre histórias de Mulheres Potiguares" organizada pela Casa do Cordel do poeta Abaeté falando sobre a escritora, poeta e jornalista Palmira Wanderley e Alzira Soriano, a primeira mulher brasileira eleita para exercer o cargo de Prefeito na cidade de Lajes/RN e, também, na América Latina.

O reconhecimento de seu trabalho resultou em homenagens em Chá Literário, em desfiles cívicos de escolas nos municípios de Itaipu e Jardim de Piranhas.

Lançou zines, livro de poemas "Tríade", cordéis, literatura infantil, participação em coletâneas.

A Princesa Bia Maria seu primeiro livro infantil. Recomendo! 

Nenhum comentário: