sexta-feira, 21 de agosto de 2020

FLORES, LARANJA, PIMENTA, RAÍZES EM ANDANÇAS, NOVO LIVRO ASSINADO POR JANIA SOUZA, COMENTADO PELA POETA E ESCRITORA LÚCIA ENEIDA

 

Em "Flores, laranja, pimenta, raízes e andanças " , livro da poeta Jânia Souza que acaba de "sair do forno " fui seduzida pelo lirismo carregado nas figuras de linguagem. A autora, que tem muita intimidade com as palavras, respira poesia em suas andanças cheias de afeto e sensibilidade, levando o leitor a "viajar" com ela por Areia Branca, Paraty, Cerro Corá ... até Guadalajara. Nas poesias críticas que desempenham uma função social, Jânia dá voz aos mais discriminados: a mulher "de todas as cores", o racismo ainda entranhado em nossos dias, a criança faminta e até a preocupação com a mãe natureza ... Enfim, além da mulher que brada e não se cala, há também a mulher que ama e isso é retratado através dos elementos mais íntimos com sentimentos, sensações e anseios do eu-lírico. Digo a vocês, caros amigos, que também amei com força esse livro, como amo tudo que Jânia Souza escreve, por isso recomendo a leitura.




Lúcia Eneida Ferreira Moreira é escritora e poeta potiguar, nascida em Natal/RN. Graduada em Letras pela UFRN e pós-graduada na mesma instituição. É professora de Língua Portuguesa, contadora de histórias, declamadora, dramaturga e diretora teatral. É membro da ALAMP - Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares, da SPVA - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins e da UBE/RN - União Brasileira de Escritores Seccional do RN. Participou de inúmeras antologias e coletâneas. Escreveu "Confissões em prosa & versos" que foi publicado pela Editora CJA, em 2016 e "Maria Queiroz BAÍA - Exemplo de superação e luta contra o preconceito", pela Editora Offset, em 2019.


Nenhum comentário: