quinta-feira, 7 de maio de 2020

EDITAL CONCURSO MONÓLOGO PEN CLUBE 2020

EDITAL CONCURSO MONÓLOGO PEN CLUBE 2020


EDITAL Nº 01 – 2020
Rio, 24 de abril de 2020.
   
REGULAMENTO DO PROJETO
“MONÓLOGOS HISTÓRICOS PARA O PEN CLUBE EM TEMPOS
DE CONFINAMENTO E RECLUSÃO - 2020”
 
1.O PEN Clube do Brasil – filiado ao PEN Clube Internacional, sediado em Londres - convoca por este edital nº 01-2020 seus sócios efetivos e amigos para conhecerem e, se possível, participarem do projeto cujo título definidor está expresso no cabeçalho.

2.Trata-se de promover no Brasil um raro desafio de originalidade literária, que pretende juntar um caderno-livro contendo quatro monólogos.

3.Esses monólogos expressarão tempos extraordinários de confinamento e solidão a que a pandemia coronavírus nos impôs em nossas residências. Exclusivamente pela determinação mundial da OMS para se evitar que o vírus infecte mais pessoas.

4.O PEN Clube definiu quatro monólogos que independem de gênero teatral, comédia, drama, tragédia etc. Cada monólogo deverá ter entre 15 a 25 minutos no máximo, já que é nosso pensamento apresentar os quatro em um único espetáculo, que não deverá ultrapassar duas horas de duração.

5.O prazo para entrega dos monólogos medeia entre 25 de Abril a 30 de Maio. O envio dos textos deverá ser feito pelo tradicional e-mail do PEN Clube - pen@penclubedobrasil.org.br aos cuidados da secretária Dona Núbia.

6.Os quatro autores selecionados poderão escolher livremente os diretores e atores de seus monólogos.

7.A renda total de bilheteria se compartilhará entre os quatro autores, que se responsabilizarão por gastos técnicos (direção, cenário, atores).

8.O PEN Clube elegeu um júri de três de seus sócios efetivos, a dramaturga Miriam Halfim e os escritores Eduardo Coutinho e Tania Zagury, que deverão apresentar os vencedores-selecionados até o dia 16 de junho.

9.Os quatro monólogos serão apresentados um a um no auditório oficial do PEN Clube, com palestras de seus respectivos autores. O que ocorrerá antes ou depois de serem montados cenicamente em Teatro, a ser viabilizado por nossa diretoria, havendo forte possibilidade de conquistarmos patrocínio para cessão de Teatro (e sua tantas récitas), bem como para a montagem de cada monólogo.

10.            Serão admitidos pseudônimos para as autorias de cada monólogo, mantidos secretos caso haja a indicação do autor.

11.            Os quatro textos deverão ser traduzidos para o inglês e enviado por e-mail para todos os filiados do PEN Clube Internacional. Os direitos autorais de encenação no Brasil ou no exterior serão negociados diretamente com os autores das peças.

12.            O PEN Clube fará obrigatória a citação de que cada texto participou e foi selecionado dentro do projeto único “MONÓLOGOS HISTÓRICOS PARA O PEN CLUBE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO E RECLUSÃO - 2020”.

13.            O PEN entregará a cada um dos quatro autores selecionados a Medalha PEN Clube, da Ordem Dramaturgo- Cláudio de Sousa em grau de Desembargador (ordem recém-criada). Também lhe será entregue na mesma solenidade pública diploma em pergaminho formal que atesta a honraria merece.
 Ricardo Cravo Albin Presidente

Nenhum comentário: