domingo, 14 de junho de 2015

PARABÉNS AO ESCRITOR CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES PELA SUA POSSE NA ACADEMIA NORTERIOGRANDENSE DE LETRAS EM 12/06/2015

DR. DIÓGENES DA CUNHA LIMA, PRESIDENTE DA ANL E DR. CARLOS ROBERTO GOMES DE MIRANDA, Imortal DAS LETRAS NO RIO GRANDE DO NORTE (Foto do Blog do Miranda Gomes)


Noite de aplausos reverenciou e aprovou com galhardia a posse do escritor, advogado, professor Carlos Roberto de Miranda Gomes como imortal da Academia Norte Riograndense de Letras em seu Palácio na rua Mipimbu na cidade de Natal, RN, Brasil.

O novo imortal, eleito em novembro de 2014, ocupou a Cadeira 33 deixada vazia pelo encantamento do ilustre potiguar Pery Lamartine, amante, divulgador e escritor da saga da Aviação no Rio Grande do Norte. Cujo patrono é o grandioso músico e compositor de renome internacional também de origem potiguar, Tonheca Dantas, autor da música "Royal Cinema", simbolo do Estado.

Um pouco das suas palavras extraídas do Blog do Miranda Gomes em agradecimento às Entidades PRESENTES e demais Convidados e à Entidade que reconhece publicamente seu imenso valor colaborativo e participativo na solidificação da sociedade, da cultura, da tradição e das letras em sua terra.


No Eclesiastes: 3.1. temos que: “Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião”.  O texto do Livro Santo nos permite fazer acréscimos ao encontro de sua teleologia. Por isso podemos acrescentar que há tempo para pedir e tempo para agradecer. Esta é a ocasião de demonstrar gratidão.

Obrigado aos Acadêmicos e Acadêmicas que compareceram ao evento; aos queridos confrades da ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RN; ACADEMIA MACAIBENSE DE LETRAS, ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES "PEDRO SIMÕES NETO"; ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL; INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN; UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES DO RN; MAGNÍFICA REITORA DA UFRN, PROF. ÂNGELA MARIA PAIVA CRUZ; COMISSÃO NACIONAL DE FOLCLORE; INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA; ROTARY CLUBE NATAL-SUL; CONFRARIA DOS AMIGOS DOS SEBOS E LIVRARIAS; FAMILIARES DOS HOMENAGEADOS: TONHECA DANTAS, OSWALDO DE SOUZA E PERY LAMARTINE; MEUS FAMILIARES, EM PARTICULAR O PATRIARCA MOACYR GOMES DA COSTA; COLEGAS PROFESSORES E ESTUDANTES; INTEGRANTES DA COMISSÃO DA VERDADE DA URFN: PROF. IVIS BEZERRA; ESTUDANTE JUAN DE ASSIS ALMEIDA E SECRETÁRIA KADMA MAIA; AMIGOS E AMIGAS.
Meus agradecimentos, também, ao Coronel-PM Ângelo Dantas, que liberou a Banda de Música da gloriosa Polícia Militar, que abrilhantou a solenidade. Igualmente ao músico Humberto Dantas e aos servidores da Academia. Uma palavra especial para o cuidado e precisão da querida colega, Secretária da Academia, Acadêmica Leide Câmara.
AGRADEÇO ÀS PESSOAS QUE ENVIARAM MENSAGENS, justificando a ausência em virtude de estarem fora do País, do Estado ou de Natal ou em razão de doença, através de telefonemas, internet, cartões, ofícios e telegramas, todos devidamente registrados. E proclamo a minha intenção de tudo fazer pelo engrandecimento da Excelsa Academia que me recebeu com tanto carinho.

SÁBADO, 13 DE JUNHO DE 2015

POSSE NA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS na Cadeira nº 33 que tem como Patrono TONHECA DANTAS, O MAESTRO DOS SERTÕES



Na noite de ontem a sociedade potiguar prestigiou a posse do novo Acadêmico CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES,  na cadeira nº 33, cujo Patrono é o Maestro TONHECA DANTAS.
O evento contou com a representação dos Membros da ANRL e das Academias Macaibense de Letras, de Letras Jurídicas ALEJURN, da Academia Cearamirinense de Letra e Artes "Pedro Simões Neto", do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, da União Brasileira de Escritores-RN, do Instituto Norte-Riograndense de Genealogia, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Comissão Nacional de Folclore e da Reitora Ângela Maria Paiva Cruz, da UFRN.
A Comissão de recepção, constituída dos Acadêmicos Valério Mesquita, Sonia Faustino e Paulo Macedo introduziu no recinto o novo Acadêmico, com a execução da Valsa Royal Cinema pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado.
O orador oficial da ANRL foi o escritor Manoel Onofre de Souza Júnior.
O discurso do novo Acadêmico abordou o perfil do Patrono TONHECA DANTAS e dos anteriores ocupantes da cadeira, escritores OSWALDO DE SOUZA e PERY LAMARTINE.
A solenidade foi impecavelmente presidida pelo Acadêmico Diógenes da Cunha Lima e registrada pela Secretária Leide Câmara. 
Grande público, bela solenidade, recepção irreparável, ao som do músico Humberto Dantas.

REPRODUZIMOS INTERPRETAÇÕES DA MÚSICA "ROYAL CINEMA"





Royal Cinema
Versos de Joaquim Bezerra Júnior

Anjo do céu, flor de minh’alma 
Por que me deixas no deserto, amor?
Vivo sofrendo entre ruínas
Entregue ao dissabor
De tua ausência atroz eu fico a soluçar.
Ai! do pranto que derramo
Jamais teu pobre gaturamo vai
Gemer, oh astro do meu sonho
Como outrora em ternos carmes
Decantava estrema a trescalar do olor
Deste amor.
Ai! sorrindo me dizias,
Oh meu astro de poesias
Só a morte roubará
Nosso amor, nosso amor.
Que será!
Mas o tempo foi bastante
Pra teu amor inconstante,
Entre urzes do martírio
Me deixar, me deixar.
Oh!
Me deixas entregue aos dissabores
E vais em busca de outro amor,
Levando a alma cheia de esplendores
Que dera com loucura ao teu pobre cantor.
Lamentando a tua ausência eterna
Esta alma devaneia
Como um astro salutar e atroz
E a minha voz é um funeral de horror
Meu amor, do pobre trovador...


(Saraiva, Gumercindo, TROVADORES POTIGUARES,
1962.)




Ao imortal Dr. Carlos Miranda, 

Nosso agradecimento

Pela convivência

Pelos ensinamentos e orientações.

Pelo importante incentivo

Aos Novos Autores e demais artistas

 em Início de Carreira

Que manterão viva a Chama  Cultural

Nas terras de Poty.


Parabéns, Dr. Carlos Miranda Gomes!

Nenhum comentário: