domingo, 21 de junho de 2015

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS E ESCRITORAS DO BRASIL, RN, APRESENTOU SUA MAIS RECENTE OBRA DE CRÔNICA S - "UM MERGULHO NO PASSADO" NO ESPAÇO DE RENATA MOTA NO DIA 17/06/15 COM A PRESENÇA DE FÃS QUE ACORRERAM EM BUSCA DE SUAS PALAVRAS E AUTÓGRAFO.



LÊDA MARINHO VARELA é Presidente da AJEB/RN-Associação das Jornalistas e Escritoras do  Brasil-Secção RN.

É natalense e libriana. Filha de Rubens Brandão de Paiva e Lourdes Marinho de Paiva.Graduada em Letras Neolatinas Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com habilitação em Latim, português, Francês, Italiano e Espanhol e respectivas literaturas. Curso de inglês, pela Sociedade Cultural – Brasil – Estados Unidos.

Exerceu a função de professora de português, Latim e Inglês; de Secretária Executiva da Prefeitura Municipal de Taipu-RN e de Analista Judiciária no Tribunal Regional do Trabalho da 13° Região e da 21° região, por onde se aposentou.É membro das seguintes Instituições: Academia Feminina de Letras do Rn, UBE/RN-União Brasileira de Escritores,Presidente da AJEB/RN-Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria do Rio Grande do Norte, IHG/RN- Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e da ACLA- Academia Cearamirinense de Letras e Artes.

Dedicou-se à arte de escrever, desde a adolescência, mas o seu interesse em preservar a cultura da cidade de Natal, se deu com a publicação de suas crônicas, durante quatro anos, na Tribuna do Norte, jornal de maior circulação do Estado. Isto deu ensejo à edição dos seus livros:

Vida e Memória-crônicas;Conflitos da Terceira Idade-reflexões, Intimidade – Poesias;Canto de Saudade-Crônicas; Elogio a Zila Mamede;Poesias do tempo, Estação Poética; Natal-No Compasso do meu Tempo -crônicas, Hora Íntima-poesias. Participação em diversas Antologias da AJEB/RN e no Dicionário de Mulheres Escritoras.

Na primeira Bienal Nacional do livro de Natal foi expositora e apresentou comunicação no painel- Zila Mamede – 50 anos de poesia, no salão de idéias do referido evento.

Por duas vezes foi homenageada pela Câmara Municipal de Natal, com o lançamento dos livros: Intimidade e Poesias do Tempo.

Através da escola Estadual Berilo Wanderley, recebeu troféu em reconhecimento pelo seu trabalho em prol da cultura potiguar. 

FONTE: foto e biografia - blog de Vivicultura 








Um Mergulho no Passado leva o leitor a penetrar pela caneta da escritora potiguar Lêda Varela em uma Natal romântica, poética, dourada e rica em afetividade e segurança. São crônicas de épocas vivenciadas pela narradora com ilustração de fotos de momentos que só ficaram registrados na pontualidade documental da câmara de impressão. Das suas lembranças, Lêda desengaveta depoimentos de momentos glamorosos e crítica a falta de memória da cidade papa-jerimum por permitir que a especulação imobiliária contemporânea engula sua história, seu patrimônio arquitetônico sem que a população resista aos planos de expansão que ignoram suas tradições. Realmente, há um mergulho na alma da cidade e na de Lêda, que se confundem no relato submergido do álbum de recordações que corre fragmentado na correnteza do tempo e da evolução que não perdoa o velho. Contudo ressurge fortemente pelo poder da palavra a conferir vida eterna à glória e sabedoria de outras épocas. A atuante poeta, escritora, Presidente da AJEB/RN, Lêda Varela, nosso aplauso e admiração. - Jania Souza

Ficha Técnica:

Projeto Gráfico de New Comunicação.

Digitação: Luanna Maria Varela.

Foto Capa: Shutter Sotock

Revisão e Apresentação: Aldenita de Sá Leitão, poeta, escritora, imortal da Academia Feminina de Letras do RN e da AJEB/RN.

Impressão: Offset Editora

A orelha vem assinada por Pedro Paulo Bezerra, publicitário, poeta, escritor.

Prefácio "Lêda Evoca o Passado" de autoria de Gilda Avelino, licenciada em Letras, escritora, imortal da Academia Feminina de Letras do RN e da AJEB/RN.

Exemplar pode ser adquirido com a autora.

Um comentário:

Vivicultura disse...

PARABÉNS JÂNIA PELO DEPOIMENTO.
BEIJINHOS
VIVI