sábado, 6 de junho de 2015

POEMA: LEMBRANÇAS DE CAÍÇARA DE EMMANOEL IOHANAN



15 – LEMBRANÇAS DE CAÍÇARA
Eu lembro cabôco amigo
Dos tempos da minha infância
Tempos bons, quando criança
Lá em minha Caíçara.
O meu amigo “Luiz”
Filho de “Naura de Tota”
Brincando em nossa porta
De carrinho e roladeira,
Garrafão... qualquer besteira,
Nos entretia de fato!
“Dona Zefa” e suas belezas,
Seus cequilhos e suas broas
Aguçavam a minha fome
E “Seu Dadá”, seu esposo,
Para mim, pessoa boa,
Seus filhos “Ita” e “Carlos”,
E “Chico”... o mais coroa.
Lembro do “Beto Maggy”
E seu cinema ali perto
Da igreja. Eu confesso,
Não perdia uma sessão!
Eu menino muito esperto
Ajudava e assistia
E o “Neuto” reproduzia
Na tela grandes sucessos.
BANG- BANGs, FAROESTES,
ROMÂNTICOS E AVENTURAS,
TERRORES... não tinha medo!
“CONDE DRÁCULA”, “ZÉ DO CAIXÃO”,
Enchiam o meu coração
De alegria profunda
Minha infância foi feliz
Nessa terra que abunda.
Nessa terra que abunda
E por ser praia pesqueira
De linha ou caçoeira
O peixe faltava não!
O meu pai foi pescador!!!...
E o meu primo Luiz,
Dessa arte é um doutor!
Uma praia muito linda,
Um farol em preto e branco,
Um morro, dizem, assombrado!
Seu alvorecer um encanto,
E um pôr-do-sol que os olhos
Se arregalam de espanto!
Barcos a perder de vista
Mar calmo pra tomar banho!
Povo bom e hospitaleiro
Disso, eu não estranho!
Essa é minha Caíçara
E mesmo estando longe
Eu sempre a acompanho.
Emmanoel Iohanan


Fonte: fotos e poema no facebook do poeta

Nenhum comentário: