segunda-feira, 2 de junho de 2008

BOLETIM PNLL - PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA

Edição nº 106 - 02 a 08/06/2008

Retratos da Leitura no Brasil I

Elaborada pelo Instituto Pró-Livro, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil teve seus resultados divulgados na última semana. O estudo indica que o Brasil tem hoje cerca de 95 milhões de leitores - número deduzido a partir da porcentagem de pessoas que declararam ter lido pelo menos um livro nos últimos três meses. Foram entrevistadas mais de cinco mil pessoas em 311 municípios brasileiros. Entre outros dados, a pesquisa mostra que os brasileiros estão lendo mais, que há mais mulheres leitoras do que homens e que apenas um décimo da população tem o hábito de freqüentar bibliotecas. A Bíblia é o livro mais conhecido pelos brasileiros - 43 milhões de pessoas afirmam já a haverem lido. Na lista dos autores mais populares no país, Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Jorge Amado e Machado de Assis. Em média, o brasileiro lê 4,7 livros a cada ano. A pesquisa está disponível para download no site do Pró-Livro.

Retratos da Leitura no Brasil II

Os resultados da pesquisa Retratos da Leitura apontam que as Políticas Públicas e o envolvimento da Sociedade na área do livro e leitura no Brasil estão indo na direção certa. Segundo o secretário-executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, "dentre todos os atores hoje responsáveis por um Brasil leitor, os educadores e os operadores da cultura são as principais peças deste grande esforço nacional pela leitura e a escola elemento central desta construção. Caberá ao MinC e ao MEC, às secretarias estaduais e municipais de educação e de cultura, a manutenção e ampliação desta política de colaboração e intersecção de trabalhos iniciados em torno do PNLL". O desenvolvimento desta idéia foi o tema de palestra (disponível na íntegra no site do PNLL, no link notícias) proferida por Castilho no Seminário Nacional Retratos da Leitura no Brasil, no dia 28 de maio, em Brasília (DF).

Livros nas áreas rurais, agora também no Acre

O programa Arca das Letras, que integra o Eixo 1 do PNLL (Democratização do Acesso), chegou a mais uma região do Brasil na última semana: o Acre. O projeto prevê a implantação de mini-bibliotecas em zonas rurais, assentamentos da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas, além de cursos de formação de mediadores da leitura e distribuição de kits com livros e outros materiais de leitura. No último dia 26, o programa foi inaugurado no Centro de Referência de Porto Acre. Na ocasião, foram capacitados 13 agentes de leitura que moram na área rural do município. O projeto Arca das Letras começou em maio de 2003 no sertão do nordeste, de modo experimental. Em junho do mesmo ano passou por comunidades rurais isoladas do sul e atualmente já ultrapassa a marca de 5 mil unidades espalhadas por todo o Brasil.

Governo de São Paulo lança prêmio literário de R$ 200 mil

Na última sexta-feira (30), foi lançado oficialmente em São Paulo o Prêmio São Paulo de Literatura, cuja primeira edição acontece já em 2008. Os autores brasileiros do melhor livro de ficção do ano e melhor estréia em ficção receberão R$ 200 mil cada, o maior valor oferecido por um prêmio literário no Brasil. Os dez finalistas de cada categoria serão escolhidos por um júri formado por cinco profissionais da área. Em seguida, os vencedores serão escolhidos por outro júri e anunciados em cerimônia que deve ocorrer em novembro. O formato é inspirado no do Prêmio Booker, da Inglaterra. As inscrições podem ser feitas a partir desta semana, na Secretaria de Cultura do Estado ou pela internet, em página que ainda está sendo criada.

As mudanças no mundo dos livros, na visão de um editor de literatura

Robert McCrum foi editor de livros do jornal britânico The Observer por dez anos, até se aposentar recentemente. Em seu último texto para o jornal, McCrum escreveu sobre as transformações presenciadas por ele na década em que ocupou o cargo. Quando começou, diz o texto, o panorama literário "era um mundo de `papel, tinta, café e cigarros´, mas isso mudou - novos escritores, muito dinheiro, a internet, prêmios lucrativos e festivais literários ajudaram a revolucionar o mundo dos livros". O editor afirma ainda não ter certeza se as mudanças foram positivas, mas diz que "uma coisa é certa: a fome de publicação está crescendo - há dez anos, havia de 60 a 100 mil novos títulos no Reino Unido a cada ano; atualmente, há quase 200 mil". Leia o texto completo, em inglês.

Biblioteca municipal no sertão nordestino ganha sala de leitura em Braille

A pequena cidade de Patos, na Paraíba, inaugurou na semana passada uma sala de leitura em Braille em sua biblioteca municipal. A sala foi projetada e adaptada no térreo da biblioteca, com acesso que atende às necessidades físicas do público. Os deficientes visuais dispõem de mesas, cadeiras acolchoadas, estantes e máquina de escrever para trabalhos em Braille. Dentre as obras disponíveis, há livros de literatura e pedagógicos, todos no sistema de pontos em relevo.

Grande maioria dos leitores americanos prefere livros em papel

De acordo com uma pesquisa da editora Random House e Zobgy divulgada na última sexta-feira (30), 82% dos leitores norte-americanos ainda preferem livros em papel. Embora o acesso à literatura em formato eletrônico venha crescendo, apenas 13 % dos leitores mais jovens se declararam dispostos a ler um livro com um aparelho eletrônico - na faixa de leitores com mais 65 anos, esse número cai para 6%.

Dicas de leitura

O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde

"Estava o estúdio impregnado do forte cheiro das rosas. Quando, por entre as árvores do jardim, passava a leve viração, entrava pela porta aberta o odor dos lilases, de mistura com o perfume mais sutil das madressilvas.
De um canto do divã entre almofadas persas, onde habitualmente se estirava, fumando inúmeros cigarros, lorde Henry Wotton percebia perfeitamente o brilho das doces flores cor de mel, cobrindo um ébano de galhos trementes, como cansados de suportar o peso de tão fascinante esplendor."
Leia o texto na íntegra

Poesias Completas, de Laurindo José da Silva Rabelo
Adeus ao mundo
"Já do batel da vida
Sinto tomar-me o leme a mão da morte:
E perto avisto o porto
Imenso nebuloso, e sempre noite,
Chamado - Eternidade!
Como é tão belo o sol! Quantas grinaldas
Não tem de mais a aurora!!
Como requinta o brilho a luz dos astros!
Como são recendentes os aromas
Que se exalam das flores! Que harmonia
Não se desfruta no cantar das aves,
No embater do mar, e das cascatas,
No sussurrar dos límpidos ribeiros,
Na natureza inteira, quando os olhos
Do moribundo, quase extintos, bebem
Seus últimos encantos!"
Leia Adeus ao mundo na íntegra e outras poesias

Favoritos

Jorge Luis Borges

Site dedicado à vida e obra do escritor argentino
Biografia
Textos de Borges, em português
Frases do autor sobre sua obra
Poema de Borges sobre sua cidade natal, Buenos Aires (em inglês e espanhol)
Um texto e um poema de Jorge Luis Borges sobre Franz Kafka (em português)
Jorge Luis Borges, o grande personagem borgiano, de Mario Vargas Llosa

Cursos e palestras

Palestra "O novo acordo ortográfico da língua portuguesa"
Universidade do Livro
Quando: 13 de junho (sexta-feira), das 10h às 12h.
Conteúdo: O palestrante fará um estudo das principais mudanças nas regras de acentuação e ortografia. Apresentará também um breve histórico e uma análise crítica dos pontos positivos e negativos do Acordo.
Palestrante: Francisco Marto de Moura
Local: Praça da Sé, 108, centro - São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3242-9555
E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br

Escrever e Fluir
Viagem de Letras
Quando: 15 de junho (domingo) das 10h às 18h30
Conteúdo: Oficina de escrita criativa e autodesenvolvimento
Docente: Andrea de Arruda Botelho
Local: Rua Jericó, 255, Vila Madalena - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3816-1743 / 3032-4663
E-mail: contato@viagemdeletras.com.br

A Leitura e os Professores: Desafio e experiência com Ana Gonzalez
Revista Língua
Quando: 5, 12, 19 e 26 de junho (quintas-feiras), das 19h30 às 22h
Conteúdo: Como fazer alunos lerem e gostarem de ler. A experiência da leitura revista a partir de novos conceitos de texto e de leitura. O diálogo entre leitor e texto: como fazer o aluno viver essa nova perspectiva de leitura.
Docente: Ana Gonzales
Local: Rua Cunha Gago, 412 - 6 º andar, Pinheiros - São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3039-5696
E-mail: oficinas@revistalingua.com.br

Oficina de Poesia com Diogo Petrarca
Secretaria da Cultura de Porto Alegre
Quando: 16 de junho a 28 de julho
Conteúdo: oficina gratuita criação de poemas com o poeta Diogo Petrarca
Local: Escola Técnica da UFRGS - Av. Ramiro Barcellos, s/nº - Porto Alegre (RS)
Tel.: (51) 3289-8075/3289-8076

Oficinas gratuitas de leitura
Projeto Ler é Uma Viagem
Quando: todos os sábados de junho, das 10h às 13h (inscrições pelo site até 2 de junho)
Conteúdo: leitura em sala de aula, de literatura e música e de leitura pública.
Local: Bosque Maia, no Centro de Educação Ambiental - Avenida Paulo Faccini, s/nº - Guarulhos (SP)
Tel: (11) 3031.3529

Curso "Livros e leitura no Brasil e em Portugal"
Real Gabinete Português de Leitura
Quando: 4 a 26 de junho (quartas-feiras), das 14h às 17h30
Conteúdo: O curso pretende disseminar novas abordagens da historiografia sobre o
livro e a leitura no Brasil e em Portugal, enfocando a recepção dos impressos, em especial os livros, que circularam na sociedade brasileira e portuguesa, desde as primeiras publicações até o século XX.
Coordenadores: Profa. Dra. Tânia Bessone e Fabiano Cataldo de Azevedo
Local: Real Gabinete Português de Leitura - Rua Luís de Camões, 30, Centro - Rio de Janeiro (RJ)Tel: (21) 2221-3138

Workshop "A trajetória do livro e o mercado editorial no Brasil"
Casa de Cultura Mario Quintana
Quando: 10 a 13 de junho, das 19h às 21h.
Conteúdo: o panorama editorial no Brasil e o contexto em que o livro é produzido. Noções sobre a história do livro e seus aspectos físicos, o papel do editor, mercado, as linhas editoriais, catálogos, as fases pelas quais o texto passa até se tornar um livro. O aluno também receberá informações sobre vendas, distribuição, divulgação, pesquisas sobre o público leitor, tendências e discussões atuais.
Docente: Marília de Araújo Barcellos
Local: Rua dos Andradas, 736, centro - Porto Alegre (RS)
Tel.: (51) 3221-7147/ 3221-7083
E-mail: ccmq@ccmq.rs.gov.br

Agenda

XI Encontro Regional do PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura)
11 a 13 de junho
Vale do Rio Grande (MG)
Inscrições até 4 de junho
Tels.: (34) 3318-0706 / 3318-0768
Mais informações

II Festival Internacional de Poesia
"Por um mundo mais poético"
13, 14 e 15 de junho
Dois Córregos (SP)
Mais informações

Exposição fotográfica sobre o escritor Jorge Luis Borges
Até 14 de junho
Instituto Cervantes de Brasília (DF)
Mais informações

7º Congresso Ibero-americano de Editores
"O livro, a leitura e a construção da cidadania"
De 11 a 13 de agosto
Memorial da América Latina - São Paulo (SP)
Mais informações: (11) 3069-1300 ou pelo e-mail: congresso@cbl.org.br

Prêmios

Prêmio VivaLeitura 2008
Período de inscrição: até 8 de julho
Aberto a: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; Sociedade: ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais.
Premiação: R$ 30 mil concedidos a cada um dos três vencedores (um em cada categoria). Os 15 (quinze) trabalhos finalistas do Prêmio VivaLeitura - edição 2008 serão objeto de uma publicação especial.
Divulgação do resultado: setembro de 2008
Saiba mais

30º Prêmio Jornalístico Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Período de inscrição: de 2 de junho a 21 de julho
Aberto a: jornalistas profissionais com trabalhos sobre direitos humanos em 10 categorias, entre elas livro-reportagem.
Mais informações

Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil
Período de inscrição: 28 de maio a 30 de junho
Aberto a: obras publicadas entre janeiro de 2007 e junho de 2008, em 14 categorias, desde que não tenham participado da edição anterior do prêmio.
Premiação: R$10 mil para o livro do ano
Saiba mais

Concurso de Haicais - Prêmio Masuda Goga
Período de inscrições: até 6 de junho
Aberto a: público em geral, nas categorias juvenil e adulto
Data da premiação: 5 de julho
Mais informações

Conheça o Portal do Pnll e cadastre sua ação.

Boletim - boletim@pnll.gov.br
Fale Conosco: portal@pnll.gov.br

Nenhum comentário: