sexta-feira, 13 de junho de 2008

ANIVERSÁRIO 11 ANOS SPVA/RN - SARAU NO CAFÉ SANTO GRÃO NO SHOPPING ORLA SUL EM NATAL/RN - DIA DOS NAMORADOS: 12/06/2008 - por Jania Souza

Atendendo convite da curadora Cláudia Amélia, a SPVA/RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN comemorou seus 11 anos de divulgação da cultura literária potiguar, formando novas platéias através do incentivo à leitura e contato com os autores da terra, no Café Santo Grão do Shopping Orla Sul da avenida Roberto Freire em Natal, na estrada da praia de Ponta Negra, cartão postal da cidade dos Reis Magos.
O dia escolhido não podia ser mais apropriado, DIA DOS NAMORADOS, momento que marca a fundação da entidade em 12/06/1997.
Namoro perfeito que perdura com grandes realizações artísticas, resultado da união de forças e interesses em prol do desenvolvimento editorial do estado.
Às 18:30h, no palco do Café, foi iniciada a apresentação musical do saxofonista Leonardo e do tecladista Lavoiser, que emprestaram a noite um toque de graça e finesse, acompanhando os cantores da entidade, Pedro Grilo Neto (Presidente)e Jaime Galvão, autor da música saudação aos poetas do mundo para o I Congresso Mundial dos Poetas do Mundo a realizar-se em agosto. Além dos cantores, os músicos fizeram fundo musical para as declamações poéticas. O espetáculo foi harmonioso, integrando artistas e platéia. Desfilaram no palco os poetas Zé Martins (homenagem no Espaço do Mangue, sábado, 19h, após a Ciranda Poética); Auzêh Freitas; M. C. Garcia (lançará no dia 21/06/08, na Ciranda Poética, a obra Bisaco de Pensador e uma Ruma de Idéias); Jania Souza; Vilmaci Viana (blogger: www.vivieventos.blogspot.com); Dr. Rubens de Azevedo Barros, Presidente da SBDE - Sociedade Brasileira dos Dentistas Escritores e organizador do sarau do CRO/RN - Conselho Regional de Odontologia, que saudou a SPVA/RN; Jesuína Wanderley (cantora); Zenildo César; Ciano (compositor); Rosa Regis (cordelista); dentre outros.
Registramos ainda a presença da poeta escritora Zelma Furtado (Presidenta da Academia Feminina de Letras do RN e do Memorial da Mulher Potiguar); o escritor Gildo; o poeta escritor e jornalista, editor da Revista Informática, Jaécio Costa acompanhado da sua esposa; a poeta e Vice-Diretora da Escola Estadual Frei Miguelinho, Geralda Efigênia; Jorgete (será homenageada no dia 18/06 na Secretaria de Educação ao lado de Jania, Do Céo e Dorinha Timóteo entre as vinte escritoras potiguares escolhidas para estudo na Escola Estadual Berilo Wanderley no projeto Autoras Potiguares da poeta e professora Flauzineide); a produtora cultural e escritora Gildete da AJEB; o poeta João de Deus e sua musa; o Vice-Presidente da SPVA/RN, poeta e pesquisador Américo Pita e outras personalidades.
Para a ocasião foi encomendado ao confeiteiro Tiago um bolo na forma de livro com os dizeres SPVA/RN - 11 ANOS - símbolo da união e longevidade pretendida pelos membros da entidade, que junto com os convidados e clientes do Café, cantaram Parabéns a Você acompanhados pelo saxe e teclado de Leonardo e Lavoisier.
Foi um momento encantador para todos, que fazem questão de celebrar a data de realizações culturais intensas voltadas para a divulgação artística e contribuição ao pensamento crítico da sociedade através das obras dos autores.
O Café Santo Grão foi o grande responsável pelo sucesso do evento com a presteza e profissionalismo dos seus empregados e a agradável infra-estrutura, toque romântico na noite dedicada aos namorados e aos 11 anos da SPVA/RN, momento de reflexão e prazer pelas vitórias alcançadas e a esperança de novas e grandes realizações em prol do meio artístico e literário.
A poeta, escritora e pesquisadora Maria do Céo Costa escreveu a obra Histórico e Área de Criação dos Poetas Potiguares, Sociedade dos Poetas Vivos e Afins para documentar parte dessa caminhada. Iniciativa bastante louvável e oportuna.
Apresentação da obra é assinada pela poeta cearense, residente atualmente em Natal, Rosa Firmo.
Destaco dessa obra a poesia de Jania Souza, pág. 36, sem título, porém nominada SPVA/RN:

"Celeiro do bom trigo
árvore frondosa, refrescante, acolhedora.
Alimento da poesia, refúgio, campo da boa batalha.
União, democracia, solidariedade.
Único lugar no mundo
em que fraternidade
é realmente freternidade.
Levantai o estandarte da SPVA/RN
para levar paz e sabodoria
nas asas da poesia
por onde passares."

Na mesma obra, o poeta Emmanoel Iohanan diz na pág. 34:

"Aos meus companheiros de SPVA, a mensagem que deixo é de que eles permaneçam firmes em suas missões de propagarem a nossa cultura aos quatro cantos do Brasil e do mundo, e que jamais desistam dos seus sonhos e seus ideais. Pois, depois da SPVA, a cultura poética em Natal e Região Metropolitana começou a ter um norte. E ao povo potiguar, em geral, que eles conheçam a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins e seus integrantes, para descobrirem o que é a verdadeira cultura popular potiguar."

M. C. Garcia nas páginas 34 e 35 afirma:

"Para mim a SPVA representa uma quebra de paradigma no que diz respeito ao valor e descoberta dos talentos poéticos, musicais e artísticos no RN, e que nunca teve um espaço quão democrático para alguém apresentar gratuitamente ao público seus trabalhos. Bom, a minha mensagem é que os dirigentes da SPVA jamais se deixem levar pela vaidade de se achar estrelas cintilantes demais, visto que, o universo existe e mesmo que nós não vejamos algumas estrelas, elas não deixarão de brilhar, pois têm os seus brilhos próprios e não estão para ofuscar as demais reciprocamente."

Zé Martins, na página 35, conclui:

"Para mim, a SPVA/RN representa o despertar da arte poética para o mundo, um lugar onde as oportunidades são igualmente divididas para todos sem preconceitos e com muita sabedoria e respeito para com aqueles que se expressam através da arte falada e/ou escrita. Para os poetas da SPVA/RN, eu diria que: "Se mostrar através da arte como nos mostramos, é preciso, para soltar as amarras da cultura de pessoas de um seguimento cultural enclausurado
."

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi uma festa sem igual
para o mundo cultural,
a spva é a pura magia
dos poetas potiguares,
Jânia não cabia em si de alegria
é a mais fiel escudeira
dessa grande academia.
Parabéns poetisa, gostei o seu blog, maravilhoso como vc. Beijocas poéticas