Essa iniciativa oportuniza o acesso do leitor ao livro e ao seu autor em sua cidade para popularizar e desmistificar esse contato - livro-leitor-autor. Também divulga e auxilia na distribuição local dessas obras produzidas no estado contribuindo para a valorização da identidade, dos costumes e tradições do povo através da literatura produzida em solo potiguar. Outro fator favorável a essa iniciativa é o incentivo à leitura e à formação de novos leitores em um município que confere enorme importância aos livros e ao seu legado ao indivíduo e à comunidade.
Na história literária do Brasil, encontra-se registrado o nome e a contribuição de filhos curraisnovenses como o do poeta e escritor Luís Carlos Guimarães, Maria Maria Gomes, José Ivam Pinheiro, Geralda Efigênia Macêdo descendente do poeta Milanês e sua irmã Gorete Macêdo, Eva Salustiano, a poeta e escritora Iara Maria Carvalho e seu esposo, dentre muitos outros. Currais Novos é uma gleba de literatos.
Nesse clima apropriado ao despertar e desenvolvimento das letras e da escrita fundou-se a Academia de Letras do Município, uma das idealizadoras desse importante evento em sua primeira edição já vitoriosa e merecedora de todos os aplausos.
A União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte recebeu o apoio da Fundação José Augusto através da logística de estande para a entidade se fazer presente a esse momento de intercâmbio literário, cultural e promotor da venda dos livros de seus associados, possibilitando o contato direto com o leitor de Currais Novos. Além disso, pôs a disposição das entidades literárias e culturais sediadas em Natal como UBERN, Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN - SPVARN, Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares - ALAMP e outras congêneres transporte para facilitar o deslocamento nos dois dias do evento: Natal - Currais Novos - ida e volta.
A Literatura Brasileira feita no Rio Grande do Norte torna-se viva e pulsa com mais força e firmeza através do apoio público ao segmento.
No estande da UBERN, 1o. Vice-presidente para o Biênio 2022-2023 - Damião Gomes, Presidente Biênio 2020-2021- Tereza Custódio e o Tesoureiro, reeleito na nova gestão - Marcos Campos
Presidente UBERN, Biênio 2022-2023, escritor Aluísio Azevedo Junior e seu 1o. Vice-presidente, escritor Damião Gomes e a Presidente UBERN, Biênio 2020-2021, escritora Tereza Custódio
Poeta e escritor Marcos Campos autografa seu livro premiado Algodão Doce
Nenhum comentário:
Postar um comentário