terça-feira, 23 de novembro de 2021

ENCONTRO NACIONAL DE ESCRITORES EM PERNAMBUCO

 


O Encontro Nacional de Escritores em Pernambuco - Literatura e Educação em torno da ESPERANÇA ocorrido no início de novembro com abertura on-line no dia 08, contou com a participação de 14 palestrantes, vozes atuantes na escrita e Educação de 7 estados brasileiros e o Distrito Federal (PE, RJ, SP, PA, DF, CE, AL, RN), que se posicionaram sobre a qualidade, diversidade, responsabilidade de seu trabalho destinado ao público leitor brasileiro nos diferentes segmentos literários e educacionais, comprometidos com a identidade cultural e tradição em suas obras nas categorias e gêneros literários produzidos.

Foi um momento enriquecedor pela troca de experiências e levantamento de questionamentos pertinentes ao fazer literário e à educação como ferramenta de incentivo à leitura e formação do cidadão como alicerce da esperança para as novas gerações por sua importância em transformar o homem através do conhecimento e da ludicidade proporcionados a partir da infância pela oferta de livros apropriados a cada faixa etária.

Foram abordados temas vários e envolventes, trazendo à discussão peculiaridades regionais pertinentes ao labor literário e sua valorização no campo social e humano da formação do povo e da sua consciência cidadã crítica. Grandes frutos foram colhidos nesse momento nacional de intercâmbio cultural e literário entre escritores sediado em Pernambuco, que acolheu com carinho e muita organização os trabalhos desenvolvidos e contemplados na programação oficial.

Parabenizo os anfitriões escritores: Dr. Melchiades Montenegro, Admmauro Gommes e Marcos Carneiro Xepa e a escritora Conceição Ramos e as escritoras idealizadoras do evento Dra. Juçara Regina Viegas Valverde/RJ e Ana Maria Tourinho/RJ.  Cumprimento demais participantes e convidados pelas palestras, livros lançados e pela oportunidade de interagir com tão ilustres e talentosos escritores e leitores. Foi um evento deveras construtivo para a sociedade literária brasileira.

Nenhum comentário: