sexta-feira, 5 de novembro de 2021

FERNANDO TOWAR DESPEDE-SE E LEVA SUA MAVIOSA CANTORIA PARA ENCANTAR OS CÉUS

Foto do WhatsApp 


 Nosso adeus com sabor de até logo ao maior menestrel potiguar que encantou e inspirou várias gerações.


Presidente SPVARN, poeta Adélia Costa, em sua conta no Facebook comunicou seu pesar e o da entidade que representa, a seguir transcrito digitalmente:

Prezados amigos LIP's,

Recebemos com pesar essa nota da SPVA/RN DEBATE LITERÁRIO VIRTUAL:

A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte vem a público externar condolências aos familiares e amigos do poeta Luiz Gonzaga Fernandes Filho, nosso estimado Fernando Tovar (17/07/1947 - 29/10/2021), seresteiro e intérprete.

Uma das mais belas vozes de Natal, Tovar participou de trios, quartetos, representando o RN em eventos ocorridos no eixo Rio-São Paulo, levando poesia em forma de música. Atuou em programas de rádio do RN como cantor e nas radionovelas ao lado de Glorinha Oliveira.

Conhecido por cantar modinhas e clássicos da MPB, esse artista emprestou sua voz singular ao clássico potiguar “Serenata do Pescador”, a Praieira.

Pranteamos essa perda que deixará uma saudade imensa em nosso cancioneiro. Para nós, que fazemos a SPVA, sua voz está eternizada na poesia que deixou. Tovar, anagrama de Trova, reúne sua identidade poética: músico e trovador, fazendo jus ao que Fernando Pessoa definiu bem: "a trova é o vaso de flores que o povo põe à janela de sua alma”.

Da janela de nossa alma, permaneceremos contemplando a beleza, deixada como herança ao povo potiguar.

Subitamente, bravio
Destino leva Tovar
Deixa poesia no estio
D´uma semente a trovar
(K. Paiva) 
Ver menos

Nenhum comentário: