terça-feira, 16 de novembro de 2021

EXPOSIÇÃO ESSÊNCIA NEGRA, HOJE, MEMORIAL CÂMARA CASCUDO, 17h

 


Fotógrafos expositores - Rodrigo Campos, Ana Cláudia Albuquerque e Kaline Lucena

EXPOSICÃO ESSÊNCIA NEGRA Retratos de Luta, Resistência, Dignidade e Amor. O Memorial Câmara Cascudo receberá a partir de 16 de Novembro a Exposição Essência Negra, que enaltece a Beleza da Mulher Negra Potiguar.

A Exposição surgiu da ideia de revelar a Beleza da Mulher Negra Potiguar, com mais de 60 anos, assim como relatar suas histórias de vida e para isso, os Fotógrafos Ana Albuquerque, Kaline Lucena e Rodrigo Campos, exploraram o Rio Grande do Norte e visitaram as modelos, comfaixa etária entre 62 e 106 anos, nos mais diversos ambientes e regiões do estado, com destaque para Comunidades Quilombolas.

A Mostra, composta por 22 retratos que dizem muito sobre a força dessas mulheres negras, se insere nas comemorações do Mês da Consciência Negra no estado do Rio Grande do Norte.

As Expedições fotográficas realizadas proporcionaram aos fotógrafos uma verdadeira imersão histórica, religiosa e cultural, promovidas pelas entrevistas com as fotografadas e pela vivência nos quilombos. Não poderíamos deixar de destacar os causos relatados por Dona Nazaré de 106 anos que incluíam riqueza de detalhes do dia a dia da Cidade de Parnamirim durante a Segunda Guerra Mundial. Há de se registrar que, devido à diversidade geográfica e cultural, muito será mostrado sobre profissões e religiões, como é o caso de Dona Terezinha de Porto do Mangue, ainda marisqueira aos 89 anos que segue trabalhando diariamente na profissão que abraçou e Dona Marlene, 92 anos, da Redinha, liderança Religiosa da Umbanda, ainda em atividade. A Luta, a Fortaleza e a Determinação, são características comuns à historia de todas, citamos como exemplo a Professora Ivanete, aposentada, 66 anos, e se dedica à luta feminista. Da mesma forma, Dona Aldizes de Portalegre que luta para manter viva a Cultura da Dança de São Gonçalo. Muitos relatos, muita história, muita luta, mas acima de tudo, uma Exposição que enaltece a beleza de cada uma das 22 mulheres fotografadas valorizadas pela estética afro-brasileira.

Ana Albuquerque, Kaline Lucena e Rodrigo Campos assinam a autoria das fotos, enquanto a curadoria é do Professor Célio Ricardo.

A Abertura acontecerá no dia 16 de Novembro de 2021, às 17h no Memorial Câmara Cascudo.

Exposição Essência Negra Local : Memorial Câmara Cascudo Data: 16 a 30 Nov 21

Apoio: Fundação José Augusto SEMJIDH RN SESAP RN

Nenhum comentário: