segunda-feira, 29 de junho de 2020

UBERN COMEMORA 61 ANOS DE FUNDAÇÃO EM AGOSTO 2020 COM LIVES EM HOMENAGEM AOS FUNDADORES

Abertura de Live

Caros ubeanos e ubeanas do RN



A UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES foi fundada em São Paulo, em 17 de janeiro de 1958, com a fusão da seção paulista da Associação Brasileira de Escritores e da Sociedade Paulista de Escritores com o intuito de congregar e defender a classe dos escritores.

Em 27 de agosto de 1958, foi fundada a seção Rio de Janeiro, tendo como fundadores, o jornalista potiguar Peregrino Júnior, Jorge Amado, Orígenes Lessa, Dinah Silveira de Queiroz, Afrânio Coutinho e outros...

No ano seguinte, Fagundes de Menezes, escritor potiguar radicado no Rio de Janeiro, veio a Natal com a missão específica de negociar e fundar a União Brasileira de Escritores, seção Rio Grande do Norte, o que ocorreu durante a realização do I Encontro Potiguar de Escritores – EPE, em 14 de agosto de 1959, encabeçada pelo professor Edgar Barbosa, com o objetivo de fomentar a cultura e dar apoio aos escritores potiguares de quaisquer posicionamentos ideológicos ou político-partidários.

A UBE/RN nos dias 05 / 12 / 19 e 26 de agosto, mês de seu aniversário, prestará homenagem em eventos virtuais, LIVE, a 12 membros (in memoriam) que colaboraram para essa instituição e deixaram um legado cultural para o estado. São eles: Câmara Cascudo, Ana Maria Cascudo, Edgar Barbosa, Carolina Wanderley, Othoniel Menezes, Zila Mamede, Newton Navarro, Palmyra Wanderley, Sandoval Wanderley, Myriam Coeli, Berilo Wanderley e Lúcia Helena Pereira.

Tereza Custódio                                           
Presidente da UBE/RN

Jania Souza
Vice-presidente
Biênio 2020/2021

Nenhum comentário: