quarta-feira, 25 de setembro de 2019

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NO SHOPPING VIA DIRETA COM JOSÉ CARLOS


Encontrava-me sentada no banco do Shopping Via Direta com telefone na mão na tentativa de rabiscar um poema para os 100 anos da Escola Técnica de Comércio de Natal, fundada pelo fenomenal professor Ulisses Celestino de Góis, que será homenageado amanhã à tarde na Assembleia Legislativa do RN, quando fui abordada por um amigo do Facebook.

Ele falou-me que era meu seguidor e que apreciava poesia. Seu nome, José Carlos.

De pronto, lembrei-me.

Enquanto falávamos, observei a minha frente, carrinhos de brinquedo para crianças pedalarem e presença de muitas crianças na faixa do Jardim de Infância acompanhadas por suas professoras.

Ao sentar anteriormente no banco e baixar a cabeça para o telefone, notei um certo barulho de catraca interrompendo o silêncio metafórico do local. Porém esse barulho não me incomodou muito. Ignorei-o e voltei minha atenção para o que requeria minha necessidade momentânea. Foi quando o José Carlos se aproximou, cumprimentou-me e começou a falar empolgado.

Ele disse-me que trabalha na STTU de Natal e, como vocês já sabem, conhece-me do face e das poesias pela cidade. Inclusive é amigo do grande Poeta Paulo Varela.

Trabalha com Educação de Trânsito para crianças e estavam ali para receber crianças e falar a elas de forma educativa, pedagógica e lúdica sobre as regras de trânsito com suas sinalizações e como dirigir.

Eles levaram para o shopping uma miniatura da pista de lona em que é simulada uma estrada e as crianças fazem sua primeira experiência ao volante.

Achei muito legal a proposta. Principalmente por causa do alto índice de mortes nas estradas por imperícia, por desconhecimento ou irresponsabilidade dos motoristas ao trafegarem nas cidades e nas rodovias.

Também me convidou para visitar a sede no conjunto Cidade Satélite, onde a pista é maior, para avaliar uma possibilidade de levar para lá a literatura poética a fim de tornar o espaço encantador para as crianças que vão aprender sobre cidadania.

Gostei imensamente do projeto e da sua aplicação, por ser uma forma de compartilhar o amor pela vida nesse mês em que se dar ênfase a valorização dessa chama tão efêmera que nos move.

Parabéns, José Carlos, pelo entusiasmo que você tem pelo seu trabalho. Contagiou-me.

Desejo muito sucesso e continuidade nessa iniciativa da STTU, Prefeitura Municipal de Natal.

Nossas crianças e a vida agradecem!

 Um encanto

De espaço
Para se aprender
A respeitar a si
Ao outro
E a vida

Estou com o Diretor da Unidade de Educação de Trânsito da STTU, Sr. Lourenço e com meu amigo, amante da vida, José Carlos, em um Ponto de Parada para reflexão.

Nenhum comentário: