domingo, 29 de setembro de 2019

100 ANOS DA ESCOLA DE COMÉRCIO DE NATAL COMEMORADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, PROPOSITURA DO DEPUTADO ESTADUAL GEORGE SOARES


Ao lado de notáveis da Contabilidade do RN e convidados após o encerramento da Homenagem aos 100 anos da Escola de Comércio de Natal na Assembleia Legislativa, propositura do Deputado Estadual George Soares. Alguns nomes: Diretora de Controle Interno do CRCRN, contabilista Maria Rosário de Oliveira; Professor Aposentado do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN, Ivanildo Alves Messias; Terezinha Josefa de Souza (mamãe); Presidente da Associação de Peritos Contábeis, José Jeová Soares e sua esposa Maristela; escritor e contabilista Tomislaw Feminick; Presidente da Academia de Ciências Contábeis Jucileide Ferreira Leitão e familiares; contabilista Dijosete Veríssimo da Costa.



Durante a homenagem da Assembleia Legislativa, no dia: 26/09/2019, à tarde, aos 100 anos da fundação da Escola de Comércio de Natal, em 08 de setembro de 1919, pelo seu idealizador e aguerrido batalhador para implantação e funcionamento, Professor Ulysses Celestino de Góis, um jovem humilde, nascido em Igapó, a época pertencente ao município de São Gonçalo do Amarante.

Ulysses foi uma criança tímida, iniciada logo cedo no conhecimento da religião e da fé. Paralelamente ao seu interesse pelas coisas sagradas, enveredou-se pela descoberta e interesse  da Contabilidade, iniciante como ciência e profissão no mundo. Logo cedo, tornou-se caixeiro e conseguiu um estágio na Alfândega em Natal. A partir desse momento, começou a evoluir no campo do registro das contas mercantis e na sua fiscalização. Tornou-se respeitado na área e detinha a amizade dos homens famosos e atuantes da igreja em seu tempo, como Dom Eugênio Sales, Dom Marcolino, Dom Expedito da Adutora, Dom Nivaldo Monte e outros, em razão dessa aproximação de estreitos laços participou da fundação em 1949 do Serviço de Assistência Rural e Urbana da Arquidiocese de Natal. Tendo convivido com esses e partilhado pensamentos e ideais humanitários, sociais, contábeis, por registrar as contas da igreja. Tornou-se no Brasil, dessa forma, pioneiro na implantação das Ciências Contábeis até o nível de faculdade e regulamentação e fiscalização da profissão por meio da fundação do Sindicato dos Profissionais da Contabilidade. Fundou cooperativa e o primeiro órgão de imprensa do estado, bem como três jornais, dentre os quais A Palavra e A Ordem.

A Presidente da Academia de Ciências Contábeis do RN, Jucileide Ferreira Leitão, honrou a memória desse fabuloso ser humano através do registro em livro de sua autoria: Ulysses Celestino de Góis. . Resgatando  a importância e o valor do trabalho desse notável homem para as Ciências Contábeis brasileira e mundial.

Grande educador, levou aos jovens a esperança de uma vida melhor através de uma nova profissão que dinamizou e tornou mais eficiente a empresa em seu estado e no país. Fundou a Escola de Comércio de Natal. Posteriormente, conseguiu transformá-la, com o avanço da legislação nacional, em Escola Técnica de Comércio. Ao término do curso técnico, o estudante recebia o Diploma de Técnico em Contabilidade. Assim, passava a operacionar em escritórios, prestando serviços contábeis a empresas ou tornando-se empregado em alguma. Não satisfeito apenas pelo curso técnico, o professor Ulysses de Góis resolveu lutar pela implantação da Faculdade de Ciências Contábeis. Essa, quando da fundação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, passou a compor a nova entidade formal de educação superior e tornou-se o Departamento de Ciências Contábeis por onde todos nós contadores passamos. Nosso agradecimento a esse homem humilde e imbatível em seu entusiasmo e motivação, que transformou com sua persistência inovativa o pensamento arcaíco de escrituração.

Fui convidada para falar em nome dos meus colegas pela presidente Jucileide e pelo meu primo, companheiro de escola e presidente da Associação de Perito e outros títulos, contabilista José Jeová Soares na Sessão Solene em homenagem ao Centenário de Fundação da Escola de Comércio de Natal. Para mim, uma enorme honra, por ter a missão de saudar esses profissionais eficientes e imbatíveis que transformaram um estado e participaram ativamente das mudanças no país.

Iniciei saudando a composição da mesa nas pessoas do Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual George Soares, propositor da homenagem; a Presidente da ACCRN Jucileide Ferreira Leitão; o representante do Prefeito, Diogo Capuxu Roque do PROCON Municipal, o representante do Presidente da Câmara de Natal, Vereador Raniere Barbosa; o Presidente do Sindicato dos Contabilistas Ronaldo Santos da Cruz e a Diretora de Controle Interno do CRCRN Maria do Rosário Oliveira e os contabilistas presentes homenageados: Antônio Capistrano; Aquinaldo Barbosa; Carlos Rosalvo de Oliveira Serrano; Dijosete Veríssimo da Costa; Ivanildo Alves Messias; Ivanilson Pessoa de Medeiros; eu; José Jeová Soares e (In memoriam) Manoel Corsino Filho e Ulyssis Celestino de Góis, demais presentes, convidados e familiares.

Lembro-me quando fui pela primeira vez em uma noite escura, que me causou medo, apanhar o ônibus para me dirigir à Escola Ténica de Comércio na Ribeira, onde iria iniciar o curso técnico. Para minha salvação, ao longo da Avenida Presidente Quaresma ou Avenida 1, como batizaram os americanos durante a II Guerra Mundial em sua passagem em nosso solo, chamado de Trampolim da Vitória, encontrei Verinha, que se dirigia ao mesmo local com a mesma finalidade. Foi uma alegria encontrar companhia e rumar para a aventura de galgar novos sonhos através do estudo.

Ao chegarmos à escola, encontramos Jeová, meu primo, que também iniciava seu curso conosco. Descobri nesse dia, que o desconhecido, embora assustador, sempre é melhor do que nossa ansiedade pinta. O monstro transforma-se repentinamente em uma poesia. Só necessita de um olhar cauteloso, apoiado em uma mente aberta pronta para as mudanças e as novidades benfazejas.

Passamos três anos de descobertas, enfrentamento de dificuldades e de vitórias, que nos preparam para a área da escrituração mercantil. Mas vimos também as matérias Língua Portuguesa com Eliene, que amava Vinicius de Moraes, Matemática com José (Zé) Maria e Inglês com professor Airton. Ainda lembro dos professores Rui, Tereza Newman, Moreirinha e o Diretor.

Muitos amigos ficaram no coração. Outros ficaram na névoa do tempo na memória, pois eram muitos alunos. Cada classe tinha de quarenta a cinquenta alunos e eram muitas classes em três andares no edifício, hoje, da Avenida Câmara Cascudo. Foi lá que Jeová mostrou-me Câmara Cascudo sentado na cadeira de balanço na varanda da sua casa fumando um charuto, que exalava fumaça, e contemplava o céu estrelado e o rio Potengi. Da mesma forma, indicou-me, quando passava mansamente e encurvado, o professor Ulysses Celestino de Góis.

Rosa, reencontrei como colega de trabalho na Caixa Econômica Federal, porém em áreas diferentes. Eu fiquei lotada na Agência Ribeira, vizinho a Escola Técnica de Comércio Professor Ulysses Celestino de Góis.

Meus laços de amizade foram mais estreitos, além de Verinha e Jeová, com Enilza, Eliane, Domingos, Gurgel, Genar Ribeiro Caldas, Jaeci Sotero Leite. Sei que todos conseguiram se destacar em suas atividades, fato que nos deixa muito felizes. Outros se mudaram para outras localidades, enquanto alguns partiram para outras dimensões. Porém, o alegre convívio de trocas e partilhas engrandeceram nossas experiências e visão de mundo. Aqui fica meu agradecimento, que sei que é de todos nós, a esse gênio chamado Ulysses Celestino de Góis, que nos possibilitou uma vida profissional vitoriosa através da educação mercantil. Aproveito para registrar meu apelo, pela revitalização dessa entidade de ensino para as futuras gerações, uma vez que se pode observar muitos jovens evadindo-se das escolas sem perspectiva de trabalho e sem saber como produzir. Muitos se envolvem com o tráfico e sem esperança mergulham na dependência química com todas as suas consequências sinistras, degenerando a sociedade com a violência caótica que impõem a própria família, a si e a comunidade.

Encerro minhas palavras com o poema que escrevi para exaltar esse precioso e histórico momento.


Escola de Comércio de Natal
100 anos
Ao Baluarte da Contabilidade Brasileira
Professor Ulysses Celestino de Góis

Jania Souza

Um raio de sol nascente
Despontou formosa aurora
Na cabeceira do Potengi
Fez-se Escola de Comércio
Primazia em Natal
Pelas valorosas mãos
Do pioneiro da cátedra
Ulysses Celestino de Góis
Audaz desbravador contábil
No torrão de Poty
O maior dos caciques
No território nacional.

Seus sonhos de construir
Uma sociedade eficiente
Com oferta de emprego
Sem a empresa fenecer
Para a juventude galgar
Horizontes de sucesso
Com equilíbrio e ética.

Ao visionário empreendedor
Lutador, aguerrido imbatível
Gratidão de todas gerações
Premiadas com a oportunidade
De ganhar novos espaços
Na profissão Mercantil
Iniciada em 1.919.
Fez de sonhos, realidade
Implantou uma nova ordem
No comércio deu o que faltava
O equacionamento das contas.

Aplausos a esse homem herói
Humilde, trabalhador incansável
Fez da sua missão, grande legado
Deixou ao povo os segredos contábeis.

Obrigada, grande mestre
Pelos teus ensinamentos
Pois fizeram a diferença
Em cada um de nós
Aqui nesse recinto presente.

És o gigante que extrapolou
A estratosfera do limite carnal
Com sua inigualável
Obra pela humanidade.


Agradeço em nome dos homenageados ao Deputado Estadual George Soares pela propositura de Homenagem ao Centenário de Fundação da Escola de Comércio de Natal.

Muito obrigada a todos.


Nenhum comentário: