sábado, 6 de dezembro de 2008

ESCOLA MUNICIPAL EMÍLIA RAMOS - SARAU VALORIZANDO O ARTISTA DA TERRA

Valorizando o artista da terra
Local: Escola Municipal Emília Ramos (Cidade Nova- escola da parada da casa de Arlete e Josenilton)
Data: Nesta Quarta, 03 de dezembro.
Horário: 19h30
Programação
Apresentação musical
Recital de poesias
Roda de Conversa
Exposição de Painéis elaborados por alunos

Convidados: Dr. Jair Figueiredo (Poeta e Escritor), Bob Motta (Cordelista), Sociedade dos Poetas Vivos e Afins-RN (SPVA-RN), Carlinhos Zens ( Flautista), João Macalé, entre outros.

Este evento acontece todos os anos na Escola Municipal Emília Ramos. Tem a participação de alunos e professores. Existe a valorização da cultura local contando com os artistas da terra que em apresentação aos alunos enobrece a lógica de reconhecer a memória cultural despertando novos valores artísticos.

Foi uma noite festiva em cultura musical, literária e visual na Escola Municipal Emília Ramos no bairro da Cidade Nova, cidade de Natal/RN.
A SPVA/RN, parceira da escola já a alguns anos, fez-se presente nas poetas Arlete Santos e Jania Souza, essa teve o prazer e a emoção de declamar de sua autoria, vencedora do Concurso de Literatura Poesia 2008 do Sindicato dos Bancários do RN, a obra "Operários dos Sonhos", escrita para homenagear os potiguares, estando afixada em poster de fibra na Praça Pôr-do-Sol no Canto do Mangue no bairro das Rocas. Sua maior emoção deveu-se ao fato de ser acompanhada pelo grande músico potiguar CARLINHOS ZENS, que soprou magicamente os acordes em sua flauta. Esse foi entrevistado pela turma da professora (também poeta) Roseane, que recebeu presente de Jania.
A escola estava lindamente decorada com obra dos alunos do EJA. Havia uma mesa revestida com toalhas e ornamentação típica.
O artista plástico e ator, PAIXÃO, residente do bairro, é conhecedor das danças folclóricas do estado, inspirando-se nesse tema para realizar seu trabalho artístico em tela com tinta acrílica. Pintou "in loco" para os presentes, tela com o Boi de Rei, explicando a produção da obra e a técnica empregada. Dou a escola a mesma. No ambiente já havia uma exposição de suas obras.
As merendeiras capricharam no coquetel regado à suco de abacaxi com hortelã, uma delícia calmante que favorece o sono após árduo dia.
O cordel Doenças DST do médico poeta e Presidente da Academia de Trovas do RN, Dr. Jair Figueiredo, foi declamado por duas turmas. Tornando cada vez mais evidente para os alunos a importância da literária como agente transformador e formador da consciência cidadã. Foram encenadas músicas de Babal e Carlinhos Zens.
Graça, supervisora da escola, foi homenageada pelos professores e homenageou a SPVA/RN com comenda. Gesto que muito honra a nossa entidade, pelo reconhecimento do seu trabalho de incentivo à leitura e à revelação de novos talentos. Foi reafirmado continuidade da parceria para 2009, ficando Jania responsável de encaminhar agenda anual dos eventos SPVA/RN para a escola se programar.
Aos presentes, aos homenageados e a equipe de professores e gestores que fazem a Escola Municipal Emília Ramos acontecer em Natal, sendo referência em ensino para a cidade, prêmio em educação na esfera federal, deixamos nosso incentivo com parabéns, reforçado com a forte luz que advém com o novo ciclo 2009.

Nenhum comentário: