terça-feira, 27 de julho de 2010

UBE/RN COMEMORA DIA DO ESCRITOR, 25/07, EM GRANDE ESTILO NA LIVRARIA SICILIANO

A UBE/RN, sob a presidência do escritor e poeta Eduardo Gosson, reuniu escritores de diferentes vertentes na Livraria Siciliano do Shopping Midway Mall, para refletirem sobre "do ofício de escrever" a partir das 16h em um dia frio e chuvoso na cidade do sol. Ao término, os escritores e convidados que ainda não haviam revoado em direção a outros compromissos e afazeres, posaram para foto histórica.



A Mesa Redonda foi composta pela poeta Geralda Efigênia, Presidente da SPVA/RN; pelo mediador e Presidente da UBE/RN, escritor e poeta Eduardo Gosson; pelo escritor Tarcísio Gurgel e pela flor de Currais Novos, a poeta Iara da ONG Casarão da Poesia.


Assessor e filho do Presidente da UBE/RN, Eduardo Gosson e sua filha ao centro.



Mesa expõe suas idéias, reflexões, relatos, experiências e questionamentos suscitando o debate.



Platéia de escritores: Rizolete Fernandes; Chico Alves; Suzana Galvão; Vilmaci Viana; Gilmar.













Poeta Márcio Roberto, sócio SPVA/RN e namorada.





Poetisa dos Ventos, Deth Haak; escritor Dr. Carlos Gomes; escritor e vereador George Câmara.



Foi um encontro de muitos resultados, onde levantou-se a necessidade de mais participação do escritor na divulgação de sua obra. Necessidade de mais políticas públicas efetivas para a área com o objetivo de levar as escolas os autores potiguares. Constatação da alta produção de livros por escritores da terra, fato registrado pela própria livraria Siciliano, que tem uma agenda de lançamentos praticamente diária durante todo o ano. Contudo essas obras não conseguem alcançar o grande público por desconhecimento, por falta de recursos para a aquisição, por falta de divulgação da mídia e, também, por falta de interesse dos órgãos públicos responsáveis pelo incentivo da leitura na esfera pública federal, estadual e municipal.
Parabéns à UBE/RN pela iniciativa e às entidades parceiras por acreditarem e participarem de momento representativo de união e avaliação do mercado editorial "in loco" e no Brasil. Vislumbrando alternativas para furar o bloqueio no acesso do livro à população em suas comunidades e localidades. Questão amplamente enfatizada pela poeta Geralda Efigênia ao citar a necessidade da aprendizagem, levando o alunado à leitura através da escola por meio, também, da valorização da biblioteca, contudo lembrando o detalhe da falta de conhecimento das obras produzidas no Rio Grande do Norte pelos responsáveis das bibliotecas escolares que fazem pedidos de livros para seus acervos.
Falou-se dos incentivos, do Fundo de Cultura Municipal, da Lei Estadual do Livro, que ainda se encontra apenas no papel, porém não foi executada.
O maior trunfo foi a união declarada em silêncio em prol de um mercado produtivo que encontre realmente seu destino, o leitor.

Um comentário:

Remisson disse...

Belíssimas imagens do encontro.
Belíssimo blog.
Um abraço!
Remisson Aniceto
http://www.nossomundo.bligoo.com.br