domingo, 13 de novembro de 2022

NOVENA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO EM NATAL, SÁBADO, 12







Com a participação das paróquias de vários bairros e zonais da Arquudiocese de Natal como Candelária, Morro Branco, Potengi e outros, a Catedral ficou lotada para realizar com o clero a homenagem à Mãe Maria na acolhida da sua imagem recebida há 269 anos pelas mãos dos pescadores que a encontraram em um caixote boiando em alto mar com um bilhete em que se lia: "Onde essa imagem chegar nenhuma desgraça acontecerá."

A imagem da escultura representava uma mulher com uma criança nos braços pintada com esmero em belos tons emanados da emoção do artista anônimo ao reverenciar com sua arte o Salvador ainda criança e sua Mãe humana.

Ao ser recebido esse presente dos pescadores pelo padre na Pedra do Rosário, foi, logo em seguida, levado para sua nova morada entre os fiéis na única igreja da vila dos Reis Magos. Por ser o período de comemoração da apresentação de Maria ao templo pela fé católica, a imagem recebeu o nome de Nossa Senhora da Apresentação. Esse ritual se repete desde sua chegada em agradecimento às promessas de Deus de que seu povo não caminha só e Ele envia seus sinais e reafirma sua eterna aliança continuamente na elevação da Eucaristia. 

A imagem aportou em Natal no dia 21 de  novembro de 1.753 dando início às comemorações da sua chegada pela igreja e fiéis até a presente data agradecendo a Deus a dádiva da presença de Jesus Cristo e da sua mãe terrena entre nós pela ação do Espírito Santo.

O povo se congregava na Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação na Praça André de Albuquerque, onde se realizava após a novena a quermesse. Com a construção da Catedral, idealizada por Padre João Maria e construída por Dom Antônio Costa com apoio dos leigos por designação do Bispo Dom Nivaldo Monte, a Festa da Padroeira de Natal passou a realizar-se coordenada pelas duas igrejas envolvendo toda a cidade com suas paróquias. Havendo romaria do povo, presença e apoio de autoridades do governo estadual e municipal, do legislativo, órgãos públicos, iniciativa privada e envolvimento de toda a Arqudiocese de Natal, sendo o dia 21 de novembro feriado municipal, momento para os fiéis agradecerem a mediação de Maria junto ao seu Filho Jesus.

Maria, mulher exemplar e admirável, que ao dar seu sim a Deus, demonstrou para nós, humanos, a importância da obediência ao Senhor com humildade e confiança na Sua vontade de bom e amoroso Pai. A Mãe Maria nossa gratidão e respeito por ensinar a crer e ser fiel ao Altíssimo. 

Vivas à Padroeira de Natal Nossa Senhora da Apresentação!!!

Nenhum comentário: