sábado, 12 de março de 2022

DEZ CORDÉIS DE MULHERES POTIGUARES NA PINACOTECA



 Dez Cordéis de Mulheres Potiguares teve lançamento no Dia Internacional da Mulher na Pinacoteca do estado do Rio Grande do Norte.

Produção da Casa do Cordel dirigida pelo poeta Abaeté, já se encontra em sua exitosa 5a. edição. 

Os Cordéis foram escritos por mulheres poetas homenageando outras mulheres "in memoriam" e outras ainda em plena atividade como é o caso da contadora de histórias Daluzinha Avlis presente nos versos de Rita Cruz. A ceramista Dona Neném, escultora do galo de São Gonçalo é cantada por Rosa Regis. A ativista negra Ana Paula Campos é declamada por Célia Melo, Bombom. A primeira desembargadora do TJRN encontra-se nos versos de Geralda Efigênia. A Governadora Fátima Bezerra encontra-se na poética Vani Fragosa como a única mulher na gestão de um estado brasileiro na atualidade. A poeta Áurea de Góis recebe homenagem de Jussiara Soares. Nos versos de Jardia Maia encontra-se Lindalva Torquato Fernandes, primeira mulher a presidir o TCE/RN. Gorete Macêdo faz seu tributo à Maria de Lourdes Alves Leite, primeira figura feminina na Justiça do Trabalho do RN. A atriz potiguar Titina Medeiros vem versejada por Fátima Régis. Encerrando esse ciclo de homenagens 2022, a poeta Sírlia Lima dedica seus versos a ex-governadora do RN e ex-prefeita de Natal, Wilma Faria.

A capa das obras são xilogravuras das artistas plásticas: Célia Albuquerque, Cecília Guimarães, Kimberly e Letícia Paregas.

As escritoras posaram reunidas registrando esse histórico momento de resistência do projeto. 

Nossas felicitações às talentosas autoras mantenedoras da arte da escrita e leitura da literatura de Cordel.



Nenhum comentário: