quinta-feira, 26 de março de 2020

"LAMENTO" POR JANIA SOUZA

Desde 1822, sonho com independência
independência promotora da liberdade
de poder ser autônomo, soberano
ir, vir
pensar, falar
sem grilhões
mas com respeito
às diferenças
derramadas nesse chão
com várias falas

Soberano, quando mergulho em livros
onde enriqueço minha ânsia de saber
para crescer em consciência
e tornar-me um gigante imenso
como o solo do meu país
sem fronteiras mentais
abraço a todas as desigualdades

Meu solo amado, que me pariu
meu torrão que acompanha meus passos
meu berço seguro onde reclino a cabeça
vigor do amanhã
apanhado na beira da praia
ao raiar os primeiros sinais do dia
ou apreciado no sino do monte
na solidão
em que se encontra o Espírito
e rolo meu pranto com seus dissabores
até esvaziar minha desesperança

Não vê minha luta com bons olhos
resultado do descaso de seus filhos
filhos embrutecidos, desalmados, egoístas
na construção de um mundo só para si
não percebem a importância de sermos
um povo e formarmos uma nação
em que cada um necessita apenas do outro

Nenhum comentário: