domingo, 21 de novembro de 2010

21/11 - DIA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO


Hoje, comemora-se o Dia da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. Sua imagem foi encontrada dentro de uma caixa boiando no Rio Potengi na Pedra do Rosário. Foi um mês de festa religiosa na cidade de Natal, que culminou com a Semana de Novena, encerrada ontem, com grande afluência da população a igreja para as solenidades, seguidas da quermesse com barracas, parque de diversões para a gurizada e show de artistas religiosos.

À meia-noite, foi iniciada a virgília na Pedra do Rosário para receber às 04h da madrugada a procissão marítima com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação num barco de pescadores com padres, seminaristas e minha mãe Tetê, devota e leiga ativista da Cúria de Natal. A Marinha do Brasil escolta a procissão marítima todos os anos a partir da Capitania dos Portos e Iate Clube de Natal.

A representação da Virgem foi saudada com fogos e houve missa campal com os peregrinos devotos conduzidos pelo Arcebispo Dom Matias e pelo Monsenhor Agnelo.

Às quinze horas, foi iniciada a procissão pelas ruas da cidade e logo mais, haverá a missa de encerramento para saudar a Santa Mãe de Jesus Cristo na terra dos potiguares, que tem o nome de Natal, eternizando em nossas memórias o sagrado momento de salvação dos filhos de Deus que vagueam pelo mundo. Em Fátima, Portugal, a Senhora da Paz pede oração para nós, pecadores. Aqui, a súplica é a mesma. Sempre incansável, preocupa-se com seus filhos adotivos e consagrados. A essa mulher, ímpar, inexplicavelmente frágil e forte, nossa homenagem e solidariedade na sua luta permanente pela paz no mundo.

Um comentário:

LÚCIA HELENA disse...

GOSTO DO SEU BLOGUE JANIA. VOCÊ TEM CONTRIBUÍDO DEMAIS COM BOAS E GRATAS INFORMAÇÕES.



BJS.

Lúcia Helena Pereira