domingo, 21 de novembro de 2010

CIRANDA POÉTICA NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No sábado passado, ontem, 20/11, a SPVA/RN realizou mais uma edição da Ciranda Poética na Escola Estadual Winston Churchill no Centro da cidade de Natal, na Avenida Rio Branco.

Esse é um momento muito especial para os sócios que se atualizam com as informações de participação da entidade em eventos ocorridos e, também, anotam a nova agenda, preparando suas performances que são apresentadas "a priore" na Ciranda.

Nessas ocasiões, há visitas de convidados ou de pessoas, curiosas ou comprometidas com a cultura. Nesse dia específico, contou com a visita do poeta cordelista Manoel Cavalcante (20 anos) natural do município de Pau dos Ferros/RN, convidado pelo poeta Américo Pita para nessa data homenagear o Dia do Cordelista - 19/11, que coincidiu com a comemoração nacional do Dia da Bandeira Brasileira. Ainda se fizeram presentes as atividades a Coordenadora Pedagógica do Winston Churchill acompanhada de uma professora e do professor poeta Chico Morais que declamou com maestria o poema sertanejo "Fim de Tarde".

O músico, compositor, poeta e professor aposentado da UFRN, Departamento de Letras, Mário Lúcio, acompanhou todas as apresentações com seu preciosismo ao violão. Declamou sua belíssima obra poética "Chão" arrancando aplausos efusivos da seleta platéia. Informou sobre sua participação no evento do poeta Paulo Varela em São Gonçalo na Casa de Taipa, participando do almoço. Brindou os ouvintes com uma homenagem ao TRIO IRAKITAN, abordando sua trajetória e trágico desfecho, que interrompeu a carreira de sucesso internacional e nacional do grupo musical potiguar, que iniciou sua vida profissional em caminho inverso aos artistas brasileiros. Seu percurso atravessou o norte brasileiro, subiu ao México de onde alçou vôo ao cinema através de Hollywood, tornando-se conhecido no exterior antes de consagrar-se no Brasil através das gravadoras cariocas e paulistas. O líder do grupo, Edson França, teve trágico fim ao dar cabo à vida de sua companheira, tirando a sua em seguida por razões passionais e, consequentemente, suprimiu a existência do famoso trio, por ser gestor, empresário, produtor e articulador. Ao Trio Irakitan a saudade e admiração dos seus fãs e do povo potiguar.

O cerimonial foi conduzido pela gentil poeta Fátima Bezerra, que entre uma rodada de saborosos poemas, desfiava uma de suas maviosas obras.

A poeta Fátima Carvalho, além de encantar com sua fala, convidou para sarau na Escola Estadual em São Gonçalo no dia 26/11, às 19h e outro no teatro da mesma localidade às 13h no dia, 30/11/10. Conta com a presença dos associados nesses eventos em que os alunos também se apresentarão, interagindo com a Literatura de Cordel.

O filósofo e poeta Márcio Roberto leu obras do Jornal "O Trovadoresco", inclusive trova de Rodrigues Neto. Ainda declamou poemas de sua autoria.

O músico, compositor e cantor Xico Seridó com seu violão, dedilhou preciosidades de sua autoria e homenageou o "Dia Nacional da Consciência Negra".

Jania Souza falou do Sarau da Terapia no CRO/RN em comemoração ao Dia da Bandeira. O evento ocorreu na quarta-feira sob coordenação do Dr. Rubens Barros, Presidente da SBDE. Informou a ausência da Presidente Geralda Efigênia em virtude dessa está ministrando aula na Universidade de João Câmara/RN na UVA.

Comunicou sobre os livros da poeta LÊDA MACIEL, obra publicada pela sobrinha (Eva Maciel) da escritora "in memorium", que foram dedicados aos poetas SPVA/RN que estiveram presentes nos saraus de D. Lêda Maciel durante sua doença, prolongando milagrosamente sua vida por mais dois anos, após o médico desenganá-la.

Foi uma tarde muito agradável com muita música, poesia e informes culturais.

Nenhum comentário: