sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

DUDÉ VIANA LANÇA CD POR VIVI VIANA - www.vivieventos.blogspot.com



Dudé Viana, um cantor e compositor de primeiríssima linhagem da música regional, tem na sua bagagem vários shows no eixo Rio - São Paulo e por todo o Brasil, alguns com banda e outros voz e violão. Com estilo próprio, Dudé Viana interpreta em seu quinto trabalho, o cd ‘Acústico e ao vivo’, com 75% do repertório do seu “Papo show – Isso só acontece comigo!”. Um repertório composto por histórias e músicas próprias, e parcerias com nomes como Deífilo Gurgel(folclorista), Zila Mamede (poetisa), Salete Fernandes Tavares, Gilvana Benevides, Zelma Furtado,Tião Maia, Alcides Sales, Fábio Pires e Roberto Homem, que compôs uma música para Dudé.

No show com duração de 1:40h. Dudé Viana canta, toca violão e conta sua vida para a platéia, como se estivesse na sala de casa. Onde com bom humor conta situações inusitadas que aconteceram com ele no Rio Grande do Norte, na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Curitiba e em Belo Horizonte. O conceito do show surgiu depois que o cantor se apresentou em Brasília, em novembro de 2007, fazendo um “talk show” a pedido de um grupo de jornalistas.
Dudé Viana (José Viana Ramalho) nasceu no município de Caraúbas-RN, em 5 de Julho de 1950. Compositor, cantor e violonista, começou sua carreira musical no início dos anos 70, em Natal, e não parou mais de cantar. Representante de uma corrente de música popular brasileira, com raízes nordestinas, canta e toca de uma maneira original e intimista, conduzindo o ritmo ao violão e a voz. Dudé Viana é um talento nato: influenciado por violeiros que sempre faziam cantoria na residência do seu avô, João Francisco Viana. Aos 10 anos já tocava gaita no interior do RN e logo depois aprendeu a tocar violão e a compor músicas.
Já gravou cinco discos independentes: “SECA NO SERTÃO” (1980), “EMBAIXO DAS ESTRELAS” (1987), este com a cantora e atriz Maria Zenaide, o CD “VIOLAS E CANTIGAS” (1997), com participação do compositor e cantor Delei Duarte, o CD “ACREDITE EM VOCÊ” (2002) e o seu atual trabalho autoral, o CD ‘Acústico e ao vivo’ (2009), com (75%) do repertório do “Papo show – Isso só acontece comigo!”, e participações do grupo Meirinhos do Forró e do sanfoneiro Caçula Benevides.
Participou de importantes projetos coletivos de discos como “Marechal Hermes – 90 anos de encontros musicais”, AsCEM (2002), no Rio, com a música de sua autoria ‘Toque a Vida’, do CD da Assembleia Cultural ­– AL/RN (2006), em Natal, com a música de sua autoria ‘Acredite em Você’, e do CD “Marechal Hermes – 95 anos de encontros musicais”,AsCEM – RJ (2008), com a música ‘Ah! Se eu fosse um poeta’, de sua autoria em parceria com Salete Fernandes Tavares. E ainda “Seis e Meia”, no Rio e em Natal, “ Fim de Tarde” no Rio e shows no “ SESC/São Paulo”.
No final de 2006/07, lançou o livro “A Saga Benevides Carneiro”, de sua autoria, no qual conta a história dessas famílias que no RN é uma só, desde a sua origem na Espanha até a sua chegada ao Rio Grande do Norte e sua junção com as famílias: Fernandes, Gurgel, Praxedes (derivada delas) e Ramalho. Sua ramificação na cidade de Caraúbas e adjacências.

Um comentário:

Luciano Rocha disse...

AINDA NÃO LHE VI NO MEU MURAL DE AMIGOS. QUERO VC LÁ. www.luccianorocha.blospot.com. BJS