quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

UBERN LANÇA BIOGRAFIAS LITERÁRIAS E EMPOSSA DIRETORIA 2022-2023 LINK IS.GD/B9S7TT ABAIXO

 



📚📣 *UBE/RN lança coletânea de biografias literárias e dá posse à nova diretoria*


▶️ https://is.gd/B9SuTt


A União Brasileira de Escritores – UBE, seção do Rio  Grande do Norte, realiza nesta quinta-feira (13/01), o lançamento da  Coletânea UBE/RN 2021 – Biografias Literárias – edição comemorativa aos 62 anos da entidade. Na ocasião, também ocorrerá a posse da nova diretoria da instituição, que foi eleita no mês de dezembro de 2021. 


O evento será realizado às 19h, com transmissão ao vivo pela página do Facebook da UBE/RN (https://is.gd/OE7Lmt) e pelo canal do Youtube (https://is.gd/HDubuL).


📖 *Coletânea UBE/RN 2021 – Biografias Literárias*

A Coletânea UBE/RN 2021 – Biografias Literárias é fruto do trabalho de pesquisa de 22 escritoras e escritores contemporâneos que pesquisaram a vida de outros 22 autores e autoras, em memória, produzindo um pequeno relato biográfico de cada um deles e, ao mesmo tempo, escreveram também suas próprias autobiografias. Ao todo, o leitor encontrará nesta obra 44 biografias literárias.


A coletânea foi organizada pelo escritor e poeta José de Castro, membro do Conselho Consultivo da UBE/RN, foi dedicada a Junior Dalberto (1959-2020), poeta, romancista e dramaturgo e a Nelson Patriota, (1949-2021), jornalista, acadêmico, sociólogo e crítico literário, ambos pertencentes ao quadro da entidade.


Com apresentação da presidente Tereza Custódio (biênio 2020-2021) e com prefácio da professora Aparecida Queiroz, aposentada da UFRN e escritora, sócia da UBE, a coletânea caracteriza-se como obra importante para pesquisadores e leitores interessados no que se escreve no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma edição comemorativa aos 62 anos da UBE/RN que se debruça sobre o tempo em dois momentos: remonta a quem nasceu ainda no século XIX, perpassando autores e autoras que se estenderam até o século seguinte; traz escritoras e escritores contemporâneos que, no século XXI, seguem com variada produção escrita.


Biografias Literárias não tem o objetivo de esmiuçar em profundidade a vida e a obra de cada um dos contemplados, mas propõe-se a situá-los em seu tempo, em relação às principais contribuições que nos legaram – ou vêm legando – através de suas obras. Você pode adquirir a coletânea na Livraria Manimbu, rua Açu 666 – Tirol. 


🗣️ *Nova diretoria*

Durante dois anos, a UBE/RN teve uma mulher no seu comando, a professora e escritora Tereza Custódio. Agora, a liderança será transmitida para o escritor e livreiro Aluísio Azevedo Júnior, o qual vem acompanhado de uma equipe de associados, escritores e escritoras, que estarão compondo a nova diretoria da instituição para o biênio de 2022-2023. A eleição do grupo foi realizada no mês de dezembro de 2021.


*#SINASEFEnaLuta*

*#UBERN*

*#Cultura*

*#ColetâneaBiografiasLiterárias*

*#PosseNovaDiretoria*

Nenhum comentário: