sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Raíz, Flores e Frutos Literários da ALAMP lançada no Pôr do Sol no rio P...


A poeta e escritora, presidente da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares, Flauzineide Moura organizou e pleiteou recursos no Edital 09/2020 - FJA - Lei Aldir Blanc recebendo o prêmio literário Luís Carlos Guimarães para publicação da coletânea Raíz, Flores & Frutos Literários da ALAMP.

O lançamento ocorreu sobre as águas plácidas do rio Potengi durante o belíssimo e poético Pôr do Sol apreciado no Barco Turístico Marina Badauê sobre a condução do guia Caius Marcelus, organizador do passeio.

O Diretor da Fundação José Augusto, poeta e escritor Crispiniano Neto fez-se presente ao evento e recebeu merecida homenagem e agradecimento de todos os presentes, encontrando-se essa homenagem registrada no vídeo que abre essa matéria, para que o leitor possa se deslumbra com a magnífica paisagem e o lançamento.

O Trio Mirim animou os convivas com sua alegre música e forró de agrado de todos, que dançaram e cantaram em espírito de confraternização poética.

O cantor, músico e poeta Marconi Branco, apoiador da entidade literária, também presenteou os coautores com suas excelentes melodias.

O guia Caius Marcellus discorria a história de Natal à medida que a embarcação alcançava os pontos estratégicos da fundação e revelava os grandes acontecimentos e feitos do povo potiguar no leito do rio Potengi, enquanto as garças realizavam seu voo de despedida para uma noite serena no mangue.

Poetas declamaram seus versos como Janecleyde e Magnólia da obra lançada. Em seguida as declamações, Flauzineide convidou para todos cantarem o Hino da ALAMP sendo prontamente atendida. A bandeira tremulava ao vento alísio no mastro da aconchegante nau. Foi servido saboroso bolo doado por uma das sócias para completar a alma festiva do animado evento.

A escritora Socorro Cavalcanti, prefaciadora, deslocou-se do Ceará para prestigiar o lançamento e trazer sua palavra viva às coautoras. Ainda doou livros para o acervo da biblioteca da ALAMP, inclusive seu livro que será lançado na 91a. Feira do Livro de Lisboa sob representação da Rede Mídia Sem Fronteiras, presidida pela jornalista Dyandreia Portugal de título Três Mulheres e Dois Homens, bibliográfico e, também, a Coletânea Sem fronteiras pelo mundo, vol. 05.

A alampeana Socorro Evangelista brindou os presentes cantando a Ave Maria às 18h.

Após o emocionante passeio lançamento de Raíz, Flores & Frutos Literários iniciado no cais do Iate Clube de Natal até a ponte velha de Igapó e concluindo na nova em homenagem a poeta e artista plástico já falecido Newton Navarro, o prazeroso encontro, que serviu para matar as saudades impostas pelo isolamento da pandemia, os convivas, coautores e convidados despediram-se com seus exemplares do livro e rumaram para seus ninhos como as garças, para se deleitarem com a excelente obra.

Aplausos com nossas felicitações à essa mulher aguerrida e incansável Flauzineide Moura, incentivando a arte das potiguares e revelando novos talentos no estado do Rio Grande do Norte.

Parabéns às alampeanas!!!!

Nenhum comentário: