sábado, 12 de dezembro de 2020

GRATIDÃO EM CORES - CRÔNICA DA ESCRITORA EVA POTIGUAR

 


*Gratidão em cores* O ano de 2020 está quase se despedindo e não será capaz de levar consigo tantas coisas que ainda levarão muito tempo para consumar. Ficarão saudades eternas de entes amados que não poderemos enviar uma mensagem pelo celular, ou por email para desejar um "feliz 2021". Ficarão na memória as imagens dos momentos vividos em família e com amigos em dias de sol, ou de chuva. Ficarão as sementes de nossos sonhos e dos projetos idealizados, que aos poucos poderão ser transmutados em outras perspectivas, com novos companheiros e companheira de semeaduras. Ficarão as lições, as orientações e os segredos que aqueceram nossas mentes e corações em diferentes contextos de empatia e de acolhimentos mútuos. Tais memórias, serão lembradas sobretudo, com gratidão. Não registrarei as lamentações, nem as decepções, ou as dificuldades politicas e profissionais. Elas ficarão no passado, mas respeitarei as lições apreendidas. Brigar, ou reclamar, não me fará bem, não irá estimular nenhuma positividade com o meio social e, muito menos, farão minha alma ter leveza e paz. O que decido investir, é fazer o contrário. Sim, agradecer, buscar humildade e sabedoria para compreender a minha responsabilidade nos fatos que me sucederam, me perdoar e perdoar, me fortalecer e seguir essa senda existencial sem abrir mão de enfrentar as cinzas. O que seria da vida sem as possibilidades de pintá-las em constante harmonia com os nosso desejos e as necessidades do outro? A gratidão eu escolhi como a minha cor favorita, não como modismo #gratidao, mas consciente de que trata-se de uma atitude saudável e coerente com a vida, em função do equilíbrio espiritual e social comigo e com o outro. Não adiantaria falar ou escrever uma palavra no vazio de seu sentido e significado. Seria inútil e alienante, seguir uma tag que apenas exala superficialidade. Mas, agradecer pelo quê? Gratidão pela existência de tantos amores vividos em suas diferentes cores e formas. O amor do abraço quente, de aura azulada de paz, o amor do olhar de amizade sincera, de luz amarela de alegria em se doar, o amor de gestos de bondade, de raios prateados em servir. Tantas cores, com as suas luzes singulares no delinear da vida em comunhão. O ano de 2020 pode seguir com tempo no passado, mesmo deixando seus rastros no presente. Quero receber o novo ano com todas as cores que a gratidão possa me tocar e não preciso de fogos de artifícios para isso. Basta começar pela cor do amor próprio e da esperança de recriar e redesenhar a vida com quem ela nos apresenta. Se não der para produzir juntos, que eu faça a minha parte sem exigir, sem cobranças e, sobretudo, sem perder a fé em prosseguir aquarelando. Que o ano novo venha! Sou grata com as luzes da paz, da alegria e do amor em que elas me afetam, sou grata pelas sombras que as acompanham, pois sem elas, a luz não se manifestaria. Sou grata em todas cores que a gratidão me toca neste momento. Sou grata, sou grata, sou grata!! Aguyjevete #evapotiguar

Nenhum comentário: